quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PROJECTAR #61


A actividade PROJECTAR abre o novo ano no Bombarral, com a 61.ª sessão que nos convida a rever um documentário sobre um dos mais importantes arquitectos do século XX, Frank Lloyd Wright, já exibido na 10.ª sessão na Chamusca em Abril de 2013, e terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 18 de Janeiro, pelas 19h00.



O documentário intitulado A Arquitectura de Frank Lloyd Wright foi realizado pelo documentarista escocês Murray Grigor em 1983, e recebeu vários prémios entre os quais uma "Citação do American Institute of Architects" a primeira a ser atribuída a um cineasta:

Uma refinada e abrangente pesquisa sobre a vida e carreira de Wright, desde a sua aprendizagem com Louis Sullivan em Chicago até aos seus últimos dias em Taliesin no Wisconsin. Incluindo raras gravações das reflexões do próprio Wright sobre o seu trabalho e sobre os princípios que o guiaram, o filme combina um belo trabalho de câmara com pormenores de época para captar os edifícios que continuam a despertar respeito e admiração ainda hoje. Além de o filme apresentar Wright como um pioneiro da moradia de desenho funcional, também mostra os seus projectos utópicos como as casas auto-construídas "Usonian automatic" e um avançado protótipo para uma residência solar. Narrado pela neta de Wright, a actriz Anne Baxter.




Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Biblioteca Municipal do Bombarral, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município do Bombarral

PROGRAMA:

18 de Janeiro, 19h00
Auditório da Biblioteca Municipal, Bombarral
A Arquitectura de
FRANK LLOYD WRIGHT

(1983, Murray Grigor, 72')

Sem comentários:

Enviar um comentário