quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #41



ESTAÇÃO DE CANOAGEM DE ALVEGA
ABRANTES, ALVEGA

Andreia Salavessa e Tiago Mota Saraiva
Vera João, Ana Luísa Cunha, Rita Aguiar Rodrigues, Carine Pimenta, João Afonso Almeida, Mariana Simões, João Torres, Sophia Walk
Ateliermob
2014

Na praia fluvial de Alvega, com a mesma área e volume da anterior construção, localiza-se o novo edifício da Estação de Canoagem. A sua proximidade ao rio Tejo, numa zona regularmente inundada durante o Inverno, determinou a sua posição no terreno, elevado do chão – aumentando a permeabilidade do terreno – e o revestimento das suas paredes, com uma solução de perfis de plástico reciclado negro, com bom desempenho ao choque de objectos que possam ser transportados pelo rio e, simultaneamente, permeável à força da água.
Internamente dividido em três corpos, que poderão ter gestão diferenciada, o volume é constituído por uma cafetaria, área de depósito de embarcações e balneários de apoio à praia.
A área de esplanada, churrasco e a escadaria, potencialmente utilizável como anfiteatro, constituem espaços de apoio à utilização de carácter comunitário que já ocorria no local.

site: ateliermob.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
francisconogueira.com
habitarportugal.org
metalocus.es
plataformaarquitectura.cl
workingwiththe99.com

Sem comentários:

Enviar um comentário