sábado, 6 de janeiro de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #40



IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
OURÉM, FÁTIMA

Alexandros Tombazis
com Stavros Gyftopoulos e Sofia Paraskevopoulo
Meletitiki – Alexandros N. Tombazis and Associates Architects
Paula Santos e Joana Delgado
com Cristina Canotilho, Bárbara Sandri, António Feio, Nuno Silva, Ricardo Granja, Joaquim Santana, Vasco Novais e Augusta Lopes
Paula Santos, Arquitectura
2007

RESUMO DO PROJECTO
Pedia-se o projecto de uma igreja, que servisse também como um espaço de reunião para cerca de 9000 pessoas sentadas. A lógica da definição deste tamanho foi a de criar um espaço fechado que pudesse servir para missas e outras funções, para essa quantidade de pessoas, num domingo normal principalmente com mau tempo. Além disso, o espaço deverá ser divisível em duas partes, uma mais pequena para 3000 pessoas, para que, quando houver menos pessoas, não se tenha uma sensação de vazio.
A seguir à sala principal existem várias capelas de vários tamanhos para 200 a 600 pessoas e instalações de apoio (cabinas, salas de espera, etc.) e confessionários que permitissem confissões diariamente em várias línguas. Também deverá existir um salão polivalente para cerca de 1500 pessoas. Finalmente, deverão ser incluídas no projecto todas as áreas de apoio necessárias para possibilitar a transmissão televisiva, tanto dentro como fora da igreja.
Um condição estabelecida nas instruções do concurso foi que se este fosse ganho por um estrangeiro, ele ou ela colaboraria com uma equipa portuguesa de arquitectos e engenheiros para a fase final do projecto e supervisão da construção. Assim, a equipa de Paula Santos, arquitecta do Porto, juntou-se à equipa vencedora. (...)

ABORDAGEM AO PROJECTO
A forma circular do edifício é o resultado de duas importantes considerações. Por um lado, a forma, que mais do que qualquer outra permite a grande aproximação e melhores ângulos de visão das pessoas para o centro de actividade )o Altar - Presbitério) muito semelhante aos teatros gregos ou romanos da Antiguidade. Ao mesmo tempo, é a forma que mais economiza espaço, uma consideração importante dado o número de pessoas e o tamanho necessário para o salão. Por outro lado, a nova igreja deverá ficar localizada dentro do grande espaço aberto obstruindo a vista do Centro Pastoral a partir do principal recinto de oração. É o círculo que permite maior fluidez de pessoas em seu redor.
Combinado com o plano circular do edifício está o segundo elemento principal do projecto que são as duas vigas gémeas de betão norte-sul que abrangem o círculo. De novo, estas servem dois propósitos, funcionam (juntamente com o muro de betão circular em volta do perímetro) como principal elemento de apoio da estrutura da cobertura, e marcam também o eixo central e a direcção do movimento e das procissões da Basílica existente e do recinto de oração ao ar livre para a igreja e para o altar. As duas vigas centrais organizam também toda a composição de uma forma tripartida numa extensão simbólica da Santíssima Trindade à qual a igreja é dedicada.
O terceiro elemento principal do projecto de toda a composição é a inclinação das duas vigas e da cobertura que são mais baixos na entrada norte e mais altos na entrada sul sobre o presbitério. Para além do simbolismo que isto implica, guia também a visão para a vastidão e a infinidade do céu, de acordo com o declive ascendente do chão em frente à igreja.
O quarto elemento do projecto é a criação de um edifício no qual a sustentabilidade, a iluminação natural e a ventilação terão um papel fundamental. Isto não se deve apenas a razões ecológicas e de poupança de energia, mas também a criar um ambiente suave, discreto e agradável que convide à oração e à contemplação. Deste modo, a iluminação zenital da luz do dia entra no espaço ao longo do eixo principal, acentuando o caminho principal da procissão, enquanto os dois lados semicirculares do plano são suportadas por vigas metálicas sob a forma de uma cobertura em shed virada a norte que apresenta uma iluminação constante mais fria ao espaço inferior. A shed é invisível a partir do interior uma vez que várias membranas translúcidas estão penduradas por baixo. As janelas viradas a norte podem ser escurecidas por meio de persianas eléctricas móveis controladas por um programa informático que permite várias configurações de iluminação. A introdução cuidadosa da luz do dia é também possível em diferentes outra zonas como sobre o Presbitério, na entrada principal, nas capelas, etc.. Foram levados a cabo vários e extensos estudos de acústica (essencialmente por meios electroacústicos) devido a particularidades do projecto.
A quinta e última consideração importante do projecto foi o objectivo de oferecer uma síntese de um local único e histórico de peregrinação que é Fátima, e uma nova igreja com todos os requisitos actuais, de forma a que realce o antigo, o novo e o eterno.

DESCRIÇÃO DO PROJECTO
O projecto é desenvolvido basicamente em dois níveis, um ao nível do solo e outro no nível subterrâneo. Na parte sul da igreja existe um acesso de serviço e um acesso VIP a partir do túnel subterrâneo. Do lado norte existem várias capelas e confessionários subterrâneos ao longo de um corredor de 150 m, de forma a que a sua presença não obstrua a visão da igreja a partir ada praça principal. Pode aceder-se às capelas por trás, por outro corredor a ser usado sobretudo pelo clero. Outra característica do subterrâneo é uma sala 45,30 x 32,40 m multi-funções localizada sob a entrada principal da igreja. Entre esta sala e o corredor existem dois lagos pouco profundos a céu aberto que simbolizam o baptismo e que oferecem a estas áreas luz do dia e uma sensação de serenidade. O público pode aceder à cave através de duas escadarias internas de cada lado do nártex da entrada principal, duas grandes escadarias adjacentes aos dois lagos e duas grandes rampas que ligam o espaço aberto do rés-do-chão de cada lado da igreja ao corredor principal no subterrâneo. Estas rampas são cuneiformes, mais largas numa ponta do que na outra, criando um efeito de trompe l'oeil de perspectivas alongadas ou afuniladas. Existem vários espaços secundários, instalações sanitárias e M/E no nível subterrâneo.
O acesso à igreja pelo rés-do-chão pode ser feito por 13 pontos diferentes (também por razões de segurança). A entrada principal é criada através de um grande átrio em reentrância em frente à igreja. A parte superior desta fachada principal será adornada com painéis de bronze descrevendo os Mistérios do Rosário, enquanto a parte inferior será de vidro com inscrições serigrafadas (legíveis do interior e do exterior) criando um grau de transparência e continuidade entre a área aberta de oração e a igreja em si. Existem mais 12 entradas (seis de cada lado ), cada par conduzindo aos níveis correspondentes do chão inclinado da igreja.
Existem 8563 lugares sentados em filas circulares, separados por grupos pelos necessários corredores. O Presbitério fica numa plataforma elevada em níveis diferentes com acesso por degraus de ambos os lados. Uma parede curva de 50 m serve como pano de fundo. O altar será um monólito de mármore de 3,60 x 1,90 x 0,90. O restante mobiliário do Presbitério será em mármore "Branco do Mar" da mesma cor do chão ou em madeira de cerejeira. Foi dada uma especial atenção à iluminação durante o dia e à iluminação de recurso. Na parede direita frontal existe uma grande concavidade para o coro e um órgão.
As paredes, que criam as entradas laterais, foram desenhadas, por razões acústicas, de uma maneira absorvente. Por cima das entradas e em níveis diferentes são colocadas as cabinas necessárias para o visionamento e transmissão para TV e imprensa.
Criou-se uma parede curva revestida a madeira com 2 m de altura que segue a forma dos assentos, separando a parte da frente da parte traseira que se estende ao longo do corredor principal até à entrada. Esta parede pode ser descida electricamente em secção desaparecendo dentro do chão da igreja. A função desta parede é escurecer visualmente uma grande parte do espaço quando não necessário, permitindo 3000 lugares sentados na frente adjacente ao Presbitério para ser usada como uma entidade separada.
A parede posterior é feita em módulos de GRC por razões acústicas.

(excerto de "Igreja da Santíssima Trindade", Alexandros Tombazis, in Arquitectura Ibérica, Ano IV, Setembro 2007, Caleidoscópio, Edição e Artes Gráficas)

site: tombazis.com

ver mais sobre o projecto:
lightplan.pt
paulasantos-arquitectura.com
proap.pt
revolvy.com
santarem.360portugal.com
secil-group.com
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário