sexta-feira, 27 de março de 2020

ARQUITECTURA AO CENTRO #212



OCULISTA LENA ÓPTICA
ANSIÃO, ANSIÃO

Bruno Lucas Dias
com Kevin Lopes
Bruno Dias Arquitectura
2019

É no centro Ansião, mais concretamente na Rua Conselheiro António José da Silva, que surge um projeto de arquitetura para um Oculista.
Representando a Lena Óptica um papel principal nas necessidades da população, sentiu-se necessário atualizar o espaço existente, que se encontrava descaracterizado e descatolizado, não acompanhando assim a contemporaneidade.
O projecto é baseado na ideia de uniformizar um espaço pré-existente, recortado e angular, através da conceção de mobiliário, que por sua vez respeita a escala dos óculos e desta forma criando um ritmo constante. Para além de mobiliário conferir ao espaço uma leitura contemporânea, contribui também para o melhor aproveitamento do espaço quer ao nível de circulação quer ao nível da arrumação. Genericamente, o mobiliário criado funciona como uma quadricula, que nas vitrines permitem a entrada de luz e a visibilidade do interior para o exterior e vice-versa.
Contrapondo o ritmo estático gerado pelo mobiliário é criado uma abobada de berço que, no campo espacial, faz a ligação entre as duas linhas de mobiliário (vitrine e exposição).
A circulação na Óptica é feita ao redor de duas bancadas/móveis de arrumação dispostos paralelamente e a eixo com a vitrine e a zona de exposição, criando assim uma circulação fluída e variada. Quanto à materialidade, apostou-se em utilizar a cor branca em toda a marcenaria e pinturas.

site: brunodiasarquitectura.pt

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
disup.com
divisare.com
es.architectsense.com
espacodearquitetura.com
interiors.jidipi.com
rushi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário