terça-feira, 24 de março de 2020

ARQUITECTURA AO CENTRO #211



CASA DE NEIL E KATE ROWNTREE
FIGUEIRÓ DOS VINHOS, VALE VICENTE

Tiago Mota Saraiva
com Andreia Salavessa, Paula Miranda, Marta Vieira, Cristina Romão, Mariana Robalo, Diana Amaral, Adriana Gil, Carolina Battle Y Font, Ana Rita Nunes, Raquel Coronel, Rita Rodrigues, Ana Catarino
Ateliermob
2019

A 17 de Junho de 2017 um grande incêndio deflagrou em Pedrógão Grande e espalhou-se pela floresta até Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Sertã, Penela, Góis e Pampilhosa da Serra, afectando cerca de 500 casas (259 das quais eram primeiras habitações). 64 pessoas morreram ao tentar escapar dos incêndios.
Depois da tragédia, cidadãos e instituições fizeram donativos para ajudar à reconstrução das casas e vidas afectadas pelos incêndios. A Fundação Calouste Gulbenkian, responsável por um dos maiores fundos, contratou a Cooperativa Trabalhar com os 99% crl., para providenciar assistencia técnica no processo de reconstrução, no qual o ateliermob fez projecto para 7 casas.
Mais do que a simples reconstrução das casas perdidas, o objectivo principal foi o de melhorar as condições de vida destas comunidades, com uma atenção particular para o facto de, na sua maioria, se tratar de população envelhecida.
O projecto consiste na reconstrução dos dois pisos da casa, com pequenas adições no perímetro da construção existente. A entrada principal é feita a partir do piso superior, por uma rampa, garantindo o acesso a pessoas de mobilidade condicionada. Neste caso, foi possível manter as paredes estruturais de pedra. Reorganizámos a distribuição do programa colocando as áreas sociais no piso superior e deixando o piso térreo para o uso privado. Assim, foi possível criar nos quartos e nas instalações sanitárias novas relações com o exterior, através de diferentes vãos.

site: ateliermob.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com.br
espacodearquitetura.com
plataformaarquitectura.cl
workingwiththe99.com

Sem comentários:

Enviar um comentário