quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

ARQUITECTURA AO CENTRO #202



CLÍNICA VETERINÁRIA VETANIMAL
ANSIÃO, ANSIÃO

Bruno Lucas Dias
Bruno Dias Arquitectura
2018

Na proximidade de uma grande via de comunicação, IC8, surge a Vila de Ansião na qual nasce uma oportunidade de projecto.
A Clínica Veterinária vem deste modo responder às necessidades da população, como também atribuir maior carácter e diversidade de serviços de qualidade prestados na Vila de Ansião. No campo da Arquitectura o projecto soluciona vários espaços essenciais para qualquer clínica veterinária, nomeadamente zona dedicada à recepção de clientes, gabinetes, zonas para o tratamento dos animais e arrumos.
A divisão do espaço pré-existente, que até à data era inexistente, vem conferir não só a funcionalidade espectável numa clínica veterinária, mas também vem garantir maior qualidade e uma sensação de maior conforto, aos clientes e seus animais, como também aos trabalhadores no desenvolvimento das suas funções.
Tratando-se de um espaço com dimensões relativamente suficientes, mas com a particularidade de fraca luz natural, teve-se em consideração estas duas premissas na concepção do projecto. Para o aproveitamento máximo do espaço e da luz natural optou-se por dividir o espaço através de uma estrutura de madeira composta por módulos quadrangulares, uns opacos e outros em vidro, que ao mesmo tempo separam as diferentes zonas e permitem a entrada de luz natural em zonas pontuais, agindo assim como um elemento permeável e não totalmente estanque.
O programa sugerido para a Clínica Veterinária é composto, ao nível do piso térreo, por uma zona de espera, balcão de atendimento, instalação sanitária, gabinete médico, sala de raio X, sala de pré-cirurgia e gabinete. Todavia, o que atribui identidade ao espaço é materialidade e cores usadas: a madeira, surge como elemento principal, associada a tons claros e escuros conferindo assim ao espaço profundidade e ritmo.

site: brunodiasarquitectura.pt

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com.br
arqa.com
espacodearquitetura.com

Sem comentários:

Enviar um comentário