quarta-feira, 15 de agosto de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #78



ATELIER PEDRO SANTOS ARQUITECTURA
POMBAL, POUSIOS

Pedro Santos
com Luís Ventura
Pedro Santos Arquitectura
2015

Falar desta obra é falar de natural…de natureza.
O local onde se implanta é delimitado por árvores autóctones de médio e grande porte, o que nos “obriga “ a pensar o lugar como uma continuidade de forma a tirar partido da estrutura arbórea existente. Assumidamente, e de acordo com a envolvente, o processo construtivo é madeira. Esta opção vai desde a estrutura até ao revestimento passando pela caixilharia e mobiliário, resultando num objecto de formas simples e de forte personalidade. O cenário de riqueza inconfundível no exterior foi materializado no interior, na forma, na escala, nos materiais e no conforto. A estrutura resulta de uma reciclagem de materiais, conseguida pela combinação de vigas de cofragem usadas e perfis metálicos em “i” reutilizados. De uma forma natural, o revestimento em “osb” acontece por ambas as faces da estrutura, no exterior para criar a base para receber o acabamento em cortiça e pelo interior como acabamento final, mas sempre com função estrutural.
O interior é caracterizado por um grande espaço amplo no nível térreo, dividido em diferentes pés direitos onde funciona a corpo operacional do atelier. No primeiro piso o espaço de sala de reuniões e gabinetes é intimamente ligado ao grande pé direito através de aberturas que rasgam a textura de um ripado em “casquinha”.
No exterior a opção de revestir a cortiça, mais uma vez, nos aproxima a um produto natural e de grande proximidade com a envolvente. A fusão é conseguida através do espelhado dos vidros, em que os limites são quase imperceptíveis.
Os pormenores, embora de grande simplicidade, fazem parte do conjunto desta obra e traduzem num todo a tranquilidade necessária a um espaço desta natureza. Toda a caixilharia de madeira foi desenvolvida em virtude da imagem final, onde foi possível introduzir novas técnicas e novos conceitos. Ao mesmo tempo que várias peças de mobiliário em madeira foram igualmente desenvolvidas para reforçar a caracterização e identificação do espaço.

site: pedrosantosarq.com

ver mais sobre o projecto:
issuu.com/aimmportugal
pnam.aimmp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário