terça-feira, 7 de agosto de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #76



REABILITAÇÃO DE RESTAURANTE PÉ DO RIO
LEIRIA, LEIRIA

Sandrine Maia e Susana Venâncio
Cubic Office
2013

Reabilitação e Requalificação de Restaurante
1. História e Contexto
Localizado no coração da cidade – Leiria, Portugal, o edifício existente, com mais de 150 anos faz parte do centro histórico. Ele integra a frente do percurso pedonal do programa Polis, lado a lado com uma área protegida da Reserva Ecológica Nacional que envolve as margens do rio Lis. A remodelação consta na recuperação e restauro da “casca” do edifício principal, conservando ao máximo as fachadas e elementos estruturais arquitectónicos e decorativos.
2. Conceito
A Restauração como o respeito pela história, reinterpretando o seu conteúdo, foi o tema que nos interessou explorar. Literalmente um "espaço cru" com paredes e tectos nus, a equipa de arquitectas trabalhou em parceria com o cliente para conseguirem um design inovador, amplo espaço de trabalho e áreas de espera, bem como o calor e o carácter necessários para um restaurante de 140 lugares. O resultado é um espaço modernista que utiliza materiais quentes e tradicionais como madeira, vidro e pedra, de forma inspirada e inovadora. Cada espaço foi cuidadosamente projectado entre o moderno e o tradicional, o que reforça a relação temática entre o velho e o novo.
Se de um lado se escolhem materiais, do outro escolhem-se ingredientes; um segue um conceito, o outro um plano; um segue uma tendência, o outro a novidade. Um deve ser admirado o outro degustado, mas os dois servem a um único propósito: Alimentar a alma das pessoas!
E foi exactamente este o percurso do nosso trabalho - alimentar os seus sonhos e desejos, criando para isso ambientes que traduzam os seus hábitos e vontades.

site: cubicoffice.pt

ver mais sobre o projecto:
archello.com
archilovers.com
architizer.com

Sem comentários:

Enviar um comentário