sábado, 11 de agosto de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #77



CASA PDR 385
ÓBIDOS, PRAIA D'EL REY

Duarte Pinto Coelho, Pedro Silva Lopes, Miguel Martins Santos e Marcus Cerdeira
Fragmentos de Arquitectura
2010

Localizada na Praia del Rey, Óbidos, e de tipologia T4, a moradia unifamiliar desenvolve-se em dois pisos que vivem em torno de um mezanino. A implantação central do mezanino permite que se sinta a dinâmica dos vários espaços neste ponto. Procurou-se privilegiar a relação da casa com o jardim e piscina, expondo a área social exterior da casa com grandes vãos a poente. Toda a volumetria é envolvida por uma área de circulação exterior sendo que a zona de lazer, junto à piscina e espelho d’água, está rodeada por uma enorme zona ajardinada com árvores de fruto e arbustos.
Relativamente à distribuição dos compartimentos a sala principal, com zona de jantar e sala de cinema, vive em trono da lareira. Também neste piso e viradas para a zona da piscina, e jardim, ficam duas salas, uma de jogos e outra de multiusos. Com entrada somente pelo exterior, cada sala tem a sua instalação sanitária podendo vivenciar de um espaço lúdico mais direccionado para os adolescentes, com todo o conforto.
O embasamento de lâminas de madeira, envolve todos os espaços deste piso, à excepção das três salas, que são privilegiadas pelas vistas, os outros espaços têm esta “camuflagem”, a qual permite a entrada de luz e ventilação, porém não deixa ver a intimidade de alguns espaços tais como cozinha e instalação sanitária.
O acesso às suites no piso 1, é feito através de umas escadas de dois elementos distintos. A primeira sequência de degraus é um volume com uma presença fixa e forte, dando continuação depois do patim, a umas lâminas de madeira encastradas na parede.
Chegando ao mezanino, espaço de circulação e de leitura, está virado para um enorme terraço preenchido pela beleza natural daquele lugar. À sua volta existem 4 suites, com conceitos totalmente personalizados. Cada suite tem vista para um jardim diferente, jardins estes que com temas “zen”, envolvidos a madeira - esta colocada na vertical - permitindo através do rasgos ver a atmosfera do jardim. As suites viradas para o mar têm cada uma um pequeno terraço coberto, de forma a levar esta vista para o interior dos quartos. A casa abre-se fundamentalmente a Sul e Poente, em busca da melhor exposição solar e da melhor relação com o mar, o jardim e a piscina.

site: fragmentos.pt

ver mais sobre o projecto:
abogadosrm.cl
archdaily.com
archdaily.com.br
archilovers.com
edilportale.com
plataformaarquitectura.cl
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário