sexta-feira, 13 de abril de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #64



PARQUE TEJO - PARQUE DE CAMPISMO
ABRANTES, ROSSIO AO SUL DO TEJO

Francisco Freitas, Luís Valente, Paulo Borralho, Rui Didier e Ana Tomé
Atelier RUA
2015

Junto ao rio Tejo e diante da cidade de Abrantes, o lote estabelece de forma natural uma fronteira entre o casario intrincado e o rio.
A proposta apresenta uma implantação que pretende tirar partido da morfologia dessa fronteira e adaptar uma estrutura uniformizadora, contínua e capaz de agregar todo o programa funcional à zona limítrofe, por forma a envolver todas as implantações pré-existentes no lado norte do lote e criar uma frente contínua, orgânica e suave. A estrutura aberta e de carácter permeável, visa proporcionar uma relação directa e constante com as zonas verdes em todas as áreas do programa (circulações, instalações sanitárias, zonas de lavagem), à excepção de duas áreas edificadas (recepção/sala de convívio e cafetaria).
Toda a estrutura é percorrível em contínuo ao longo de uma galeria comunicante com o exterior que permite o acesso a todos os elementos do programa. Esta galeria é assinalada através de um alçado composto por um elemento ripado, criador de uma barreira física que é interrompida por vãos pontuais de acesso à zona de acampamento.

site: atelierrua.com

ver mais sobre o projecto:
aasarchitecture.com
archdaily.cn
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
archilovers.com
architizer.com
arquitecturaviva.com
designboom.com
dezeen.com
disup.com
divisare.com
greensavers.sapo.pt
homify.pt
inhabitat.com
metalocus.es
plataformaarquitectura.cl
ultimasreportagens.com
uzinabooks.com
xposed.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário