sexta-feira, 24 de junho de 2016

PROJECTAR #43


Mais uma sessão dupla na quadragésima terceira sessão da actividade PROJECTAR, com a temática do turismo e lazer a determinar a selecção dos documentários a exibir, que terá lugar no auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, no próximo dia 7 de Julho, pelas 19h00.

Ambos da série Architectures e realizados por Richard Copans, o primeiro, de 2008, apresenta-nos o Hotel Royal SAS, em Copenhaga, projectado pelo arquitecto dinamarquês Arne Jacobsen entre 1956 e 1960, para a companhia de aviação escandinava.

Uma obra total, na qual tudo, desde o cinzeiro ao volume do edifício, foi concebido e desenhado pelo mesmo homem, Arne Jacobsen, grande arquitecto mas também designer escandinavo.
Uma grande torre no coração de Copenhaga, ao mesmo tempo grande hotel moderno e terminal da companhia aérea, o RADISSON SAS ROYAL HOTEL assinala a viragem da Dinamarca para o modernismo do pós-guerra, uma obra prima dos anos 1950s sob o signo do funcionalismo, da simplicidade e da elegância.


in: http://boutique.arte.tv/f4718-architectures_hotel_royal_sas



O segundo documentário, realizado em 2001, é dedicado ao edifício termal de Vals-les-Bains, na Suiça, concebido pelo arquitecto Peter Zumthor entre 1993 e 1996.

Em Vals, as termas imaginadas por Peter Zumthor põem em cena a água, a pedra e a luz numa experiência tão espiritual quanto sensual.
Em Vals-les-Bains, entre Zurique e Locarno, há mais de um século que se explora a água que brota da montanha a 29 º. No anos 1990s, a frequência do complexo turístico e termal está em queda acentuada. A comuna decide construir um novo estabelecimento e escolhe o projecto de Peter Zumthor. O edifício é antes de mais um volume: um paralelepípedo que parece estar meio enterrado na encosta da montanha. Da estrada que atravessa a localidade, não se vê mais que um grande muro que parece feito de pedras planas, com grandes aberturas que parecem fendas. Se nos aproximamos, as camadas de gneiss - esta pedra tradicional utilizada para os telhados das moradias - sobrepõem-se por blocos, todos idênticos e da mesma espessura, e traçam linhas horizontais semelhantes. Uma precisão e uma relojoaria de pedra que se desenvolvem em muros com 60 metros de comprimento, no interior dos grandes balneários, ao longo dos terraços. Em todo o lado a mesma pedra, como o tecido único de uma experiência única, sujeita às variações de luz simultaneamente tranquilizadora e imutável.

in: http://boutique.arte.tv/f553-architectureslesthermesdepierre



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de entrada livre mas limitadas à lotação do auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, disponibilizado para o efeito.

Apoio:
Município de Peniche

PROGRAMA:

7 de Julho, 19h00
Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche
O Hotel Royal SAS
ARNE JACOBSEN
(2008, Richard Copans, 25')
As Termas de Pedra
PETER ZUMTHOR
(2001, Richard Copans, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário