quarta-feira, 20 de maio de 2020

ARQUITECTURA AO CENTRO #236



REMODELAÇÃO DE APARTAMENTO EM SANTA CRUZ
TORRES VEDRAS, SANTA CRUZ

Mariana Póvoa, Pedro Pedroso e Sílvia Rocio
BA.LA atelier de arquitectura
2017-2018

A proposta converteu este fogo, incaracterístico e desatualizado, num fogo de excepção, que se distingue por uma nova organização funcional, com uma linguagem contemporânea. Procurou-se uma maior relação entre os diferentes espaços tirando partido dos eixos visuais e da profundidade do fogo.
A sala mantém a sua localização, e passa a ter uma franca relação com o piso superior ao remover a laje de pavimento entre pisos. Cria-se uma mezzanine que se relaciona com a sala, agora de pé direito duplo, e o quarto localizado no piso superior.
Pensada como casa de lazer e descanso, na procura de materialidades, que de uma forma empírica nos remetesse para conforto, surge a madeira. Os novos elementos, construídos em madeira de pinho, justapõem-se à estrutura preexistente da casa, recebendo e organizando os diferentes espaços.
A cortina, como elemento cénico, permite várias definições espaciais e diferentes formas de habitar a casa, dando-lhe movimento e permitindo um processo contínuo e espontâneo de transformação.

site: bala-atelier.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
divisare.com
francisconogueira.com
plataformaarquitectura.cl

Sem comentários:

Enviar um comentário