quinta-feira, 30 de abril de 2020

ARQUITECTURA AO CENTRO #226



JARDIM DE INFÂNCIA DE ALCANENA
ALCANENA, ALCANENA

Pedro Mendes
com Ricardo Gonçalves, Patrícia Horta, Karin Pereira, Jeni Borges
Pedro Mendes Arquitectos
2001-2005

O desenvolvimento de um programa de equipamento público exprime as características próprias da sua utilização associada a uma leitura interpretativa de uma vasta herança histórica e simbólica.
O Jardim de Infância desenvolve-se em 4 volumes brancos autónomos que se organizam em torno de um pátio central: o recreio infantil.
A articulação destes volumes faz-se ao longo de um corredor em L encerrado por grandes planos envidraçados.
Deste organigrama que condensa o programa em 730 m2 (área máxima permitida) resultam diferentes espaços exteriores caracterizados por elementos minerais - pavimentos em saibro, terra vegetal - e elementos vegetais - árvores (Amoreiras) e paredes/vedação revestidas por Hera.
A solução arquitectónica define-se na resolução de um conjunto de relações volumétricas e espaciais, que se estabelecem entre os vazios e os volumes que estruturam o programa.
Propõe-se um edifício encaixado no terreno como prolongamento da rua superior que serve de plataforma/embasamento um volume que se eleva no lado norte da construção.
Os volumes propostos assinalam a presença do edifício na cidade estabelecendo a transição de escala para o centro urbano de Alcanena.

site: pmendes.com

ver mais sobre o projecto:
habitarportugal.org

Sem comentários:

Enviar um comentário