sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #183



REMODELAÇÃO DO HOTEL ÁGUA D'ALMA
CALDAS DA RAINHA, FOZ DO ARELHO

Gonçalo Duarte Pacheco
Gonçalo Duarte Pacheco
2018

O projecto surgiu da necessidade de adaptar o Hotel Penedo Furado a uma marca contemporânea e competitiva que pudesse possivelmente marcar a diferença no panorama actual da indústria hoteleira desta região.
A intervenção previa trabalhos de remodelação e de ampliação, principalmente devido ao actual estado de degradação do edifício que, entre outras coisas, não permitia o acesso a pessoas de mobilidade condicionada (sendo o acesso feito por uma larga escadaria). O conceito do projecto reflecte, assim, a necessidade de resolver problemas específicos de funcionamento, construção e mobilidade, através de soluções pontuais.
O cruzamento entre o passado do hotel e os aspectos contemporâneos assume uma importância assinalável devido ao facto de a estética construtiva tomar o compromisso de estabelecer essa ligação na própria fachada principal.
A partir daqui, o piso de entrada é marcado por uma longa pala de betão de 14 metros sobre a entrada, que desenvolve uma nova relação interior/exterior na área da recepção e na sala de jantar. É a partir deste novo volume que um terraço muito atractivo emerge oferecendo-nos a possibilidade de chegar ao bar e apreciar a vista sobre a Lagoa de Óbidos.

site: goncaloduartepacheco.pt

ver mais sobre o projecto:
afasiaarchzine.com
divisare.com
facebook.com/pg/goncaloduartepacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário