domingo, 22 de julho de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #72



CASA H
ALCOBAÇA, BENEDITA

Sandra Gerardo
GS.Arquitectura
2012

Este projecto refere-se a uma habitação unifamiliar situada num terreno classificado como reserva ecológica. A ocupação do terreno respeita o perímetro de uma casa e outros anexos existentes no local.
Reportando-se ao pré-existente, é constituída por dois volumes brancos em forma de paralelepípedo interligados entre si. Os volumes são diferentes no formato, sendo um comprido e baixo e o outro mais curto e mais alto. Ao mesmo tempo que os dois volumes se articulam de forma diferente com o meio envolvente, organizam a habitação numa hierarquia e programas distintos. Na interligação dos dois estão situadas as entradas da casa, orientadas a norte e sul.
Como o terreno apresenta um declive, os volumes brancos apoiam-se num embasamento de pedra visível do lado norte, onde esse mesmo declive é aproveitado para criar pavimento semienterrado.
A habitação orienta as suas aberturas a leste (quartos), sul (cozinha, sala de estar) e oeste (sala de estar, sala de jantar) protegidas por cortinas, sendo (praticamente) fechada do lado norte, potenciando ao máximo a eficiência energética. As vistas são assim enquadradas para a serra dos Candeeiros e paisagens ecológicas e agrícolas.
O interior do perímetro do terreno é murado com pedra da região salvaguardando a privacidade, fazendo com que seja indiferente permanecer no interior ou no exterior da habitação. A organização espacial é assim feita de continuidades físicas e visuais, criando uma ambiguidade na leitura e definição dos limites da casa fechada.
Os materiais de construção utilizados são tradicionais, como alvenaria de tijolo e pedra, rasgados por grandes vãos em caixilharia de alumínio e vidro que iluminam de forma natural a habitação.
As águas da chuva recolhidas na cobertura são canalizadas e devidamente filtradas para um poço existente, sendo efectuado o total reaproveitamento das águas.

site: facebook.com/GSarquitetura

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com.br
archilovers.com
plataformaarquitectura.cl

Sem comentários:

Enviar um comentário