quinta-feira, 21 de junho de 2018

PROJECTAR #67


A sexagésima sétima etapa da actividade PROJECTAR, a última antes das férias de Verão, será no concelho de Vila Velha de Ródão, desta vez não na sede do concelho mas na Adega 23 em Sarnadas de Ródão, com mais uma sessão dupla, desta vez dedicada a edifícios industriais dos séculos XIX e XX, a realizar no dia 5 de Julho.
O programa prevê uma visita guiada ao edifício projectado pelo Atelier RUA, conduzida pelo arquitecto Luís Valente, com início pelas 18h00, a que se seguirá a projecção dos documentários, pelas 19h00.



Ambos da série Architectures e realizados por Stan Neumann, começamos com "A Chocolateria Menier", complexo industrial construído entre 1872 e 1906 em França, projectado pelos arquitectos Jules Saulnier, Jules-Louis Logre e Stephen Sauvestre:

Até 1914, a fábrica Menier, em Noisiel, foi a maior fábrica de chocolate do mundo e sobretudo uma construção pioneira em termos de arquitectura.

Até 1914, a fábrica Menier, em Noisiel, foi a maior fábrica de chocolate do mundo e sobretudo uma construção pioneira em termos de arquitectura. Os seus principais três edifícios, o moinho Saulnier, primeiro edifício de estrutura totalmente metálica, o mercado Eiffel e a Catedral, traduzem do seu modo a idade de ouro dos edifícios industriais.




Segue-se "A Fábrica Van Nelle em Roterdão", dedicado ao edifício industrial concebido por Jan Brickman e Leen Van der Vlugt:

Resultado do cruzamento do Taylorismo e da Bauhaus, a fábrica Van Nelle em Roterdão foi construída entre 1926 e 1931 pelos arquitectos Jan Brickman e Leen Van der Vlugt.

A fábrica construída sob a supervisão de Kees Van der Leuw, o patrão da Van Nelle, é uma gigantesca fábrica onde se tratava até perto dos anos 1980, tabaco, café e chá.
Uma espécie de paquete, coberta de vidro e metal, cujas fachadas, completamente envidraçadas, exibem a estrutura interna e permitem aos operários trabalharem à luz do dia. Todas as circulações se fazem à vista em caixas de escadas e passarelas, sendo a transparência simultâneamente efeito da escrita arquitectónica e instrumento de vigilância. A fábrica constitui a mais importante e a mais bem sucedida realização do movimento moderno em termos de arquitectura industrial.





Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação da Adega 23, em Sarnadas de Ródão, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Adega 23

PROGRAMA:

5 de Julho
Adega 23, Sarnadas de Ródão

18h00 visita guiada à Adega 23
LUÍS VALENTE, Atelier RUA

19h00 exibição dos documentários:
A Chocolateria Menier
SAULNIER, LOGRE e SAUVESTRE

(2007, Stan Neumann, 26')
A Fábrica Van Nelle em Roterdão
JAN BRICKMAN e LEEN VAN DER VLUGT

(2013, Stan Neumann, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário