sexta-feira, 4 de março de 2016

PROJECTAR #39


Será dedicada ao arquitecto Tadao Ando a trigésima nona sessão da actividade PROJECTAR, no próximo dia 17 de Março, pelas 19h00, a ter lugar no Auditório Municipal da Câmara Municipal de Torres Vedras.

o documentário a exibir, intitulado "Tadao Ando, do vazio ao infinito", foi realizado em 2013 por Mathias Frick:
From Emptiness to Infinity presta homenagem a um dos arquitectos mais famosos do mundo, o mestre minimalista japonês Tadao Ando (nascido em 1941), dando a conhecer um exclusivo vislumbre do seu processo de trabalho. Ando é conhecido pelo uso criativo da luz natural, pela hábil articulação entre espaço interior e exterior e por conceber estruturas que evocam com elegância os contornos da paisagem em que se implantam. Conceptual e esteticamente, os seus premiados projectos em betão à vista estabelecem um elo entre a arquitectura tradicional japonesa, Zen e o modernismo contemporâneo, enquanto exprimem a sua crença fundamental de que "mudar a construção é mudar a cidade e melhorar a sociedade". Realizado por Mathias Frick e produzido por Susann Schimk e Jörg Trentmann, o documentário leva-nos aos seus edifícios mundialmente conhecidos e oferece-nos uma visão exclusiva do seu processo de trabalho, com Ando a partilhar as suas fontes de inspiração e motivações pessoais e a recordar a sua carreira de 40 anos.

in: http://www.amazon.com/Tadao-Ando-From-Emptiness-Infinity/dp/3863355393



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Auditório Municipal da Câmara Municipal de Torres Vedras, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Torres Vedras

PROGRAMA:

17 de Março, 19h00
Auditório Municipal da Câmara Municipal de Torres Vedras
TADAO ANDO
Do Vazio ao Infinito

(2013, Mathias Frick, 52')

Sem comentários:

Enviar um comentário