quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

À CONVERSA COM: JOVENS ARQUITECTOS


"À Conversa com..." é uma iniciativa do Município de Mação, promovida pela Biblioteca Municipal de Mação, mensalmente, na última sexta-feira de cada mês, pelas 21h no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, e que se tem debruçado sobre uma grande variedade de temas culturais, sempre seguidos de conversa com a assistência.

Fomos convidados a associar-nos a esta iniciativa, convite a que acedemos com muito gosto, propondo para a próxima sessão no dia 30 de Janeiro a discussão do tema do "Habitar Contemporâneo", partindo do exemplo de duas casas recém construídas no concelho de Mação, projectadas por jovens arquitectos, que ainda têm alguns laços familiares com este território, e são eles:

Carla Figueiredo e Luís Valente (Paralela Arquitectos), sobre uma casa no Vale das Árvores:



Duarte Pape (Paralelo Zero), sobre uma casa no Vale de Abelha:



A Apresentação será moderada pelo Arquitecto Ricardo Cabrita, (Delegação de Abrantes da Ordem dos Arquitectos)

Sobre os convidados:

Carla Duarte Figueiredo (Lisboa, 1979), Arquitecta
Design Gráfico na ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, 2002-2003; Licenciada em Arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa, 2004; Colaborou no atelier da Arquitecta Helena Botelho, 2005; Fundou o atelier onde desenvolve actualmente a sua actividade profissional, 2006.

Luís Valente Silva (Lisboa, 1976), Arquitecto
Design de Equipamento na Escola Artística António Arroio, 1997; Licenciado em Arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa, 2004; Integrou no atelier Kaputt! 2003-2005; Colaborou no atelier do Arquitecto Carlos Nuno Fonseca, 2005; Fundou o atelier onde desenvolve actualmente a sua actividade profissional, 2006.

Duarte Pape (Lisboa, 1982)
Licenciou-se em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico (2006) colaborando com os escritórios Promontório Architecture e SMRS Arquitectos. Em parceria com o Arq. Rodrigo Rebelo de Andrade funda o escritório PARALELO ZERO onde se dedicam ao estudo e intervenção no património de origem portuguesa em África, com especial enfoque nas roças de São Tomé e Príncipe. Criadores e comissários da exposição itinerante ´Inventar(iar) as roças de São Tomé e Príncipe', integrada na Sexta Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe, publicam em 2013 os livros “As Roças de São Tomé e Príncipe” edições Tinta da China e “São Tomé e Príncipe, Cidades, Território e Arquitecturas” edição de autor. Em 2014 partipam na exposição TANTO MAR - Arquitectos fora de Portugal patente na Garagem Sul Centro Cultural de Belém, e integram o projecto Ilha de São Jorge - Beyond Entropy patente na Bienal de Veneza. Desenvolvem actualmente projectos em Portugal e São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário