quinta-feira, 8 de maio de 2014

PROJECTAR #21

A próxima sessão PROJECTAR será dedicada ao arquitecto Cassiano Branco, e realiza-se na Sertã onde se localiza uma das suas primeiras obras, com projecto datado de 1925-27, o edifício da Câmara Municipal da Sertã. Assim, no próximo dia 22 de Maio, antes da projecção do documentário "Vida e Obra de Cassiano Branco", vai realizar-se uma visita guiada a este edifício, a partir das 18h30, proporcionada com a gentileza do Município da Sertã. Após esta visita, que certamente vai enriquecer esta sessão, a exibição do filme decorrerá então na Capela do Convento Hotel da Sertã. Seguir-se-á um jantar de convívio.

O documentário da autoria de Edgar Pera existe em duas versões, a produzida para a RTP que inclui entrevistas, e uma mais curta, intitulada "A Cidade de Cassiano" que pode ser visionada abaixo. Ficam aqui as notas de produção.

A vida e obra do criador de "Portugal dos Pequenitos"

Cassiano Branco nasceu em Lisboa a 13 de Agosto de 1897.
Frequentou o Curso Geral de Desenho da Escola de Belas Artes tendo sido considerado o expoente máximo da arquitectura moderna dos anos 30 em Portugal e o arquitecto mais brilhante da sua geração.
Neste programa, iremos ter alguns momentos rememorativos, deste notável arquiteto através de filmagens da sua obra, fotografias da época e entrevistas a personalidades com quem ele privou.
Da sua vasta obra destacam-se, entre outras o "Portugal dos Pequeninos" em Coimbra, o antigo cinema Eden, o Coliseu do Porto e o Grande Hotel do Luso.

in http://www.rtp.pt/programa/tv/p12897



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da Capela do Convento Hotel da Sertã que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município da Sertã

PROGRAMA:

22 de Maio, 18h30
Capela do Convento Hotel da Sertã
Vida e Obra de CASSIANO BRANCO
(1991, Edgar Pera, 56')

19 de Junho, 19h00
Cine-Teatro da Casa da Cultura de Mora
CLAUDE PARENT - Uma Utopia Secular
(1997, Jean-Louis André, 52')

Sem comentários:

Enviar um comentário