quarta-feira, 12 de março de 2014

PROJECTAR COM WALTER GROPIUS


O primeiro arquitecto a ser abordado na próxima sessão, dupla desta vez, da actividade PROJECTAR será WALTER GROPIUS, pelas 19h00 do dia 20 de Março na Biblioteca Municipal de GAVIÃO.

Nascido em Berlim a 18 de Maio de 1883, terceiro filho de Walter Adolph Gropius, arquitecto, e de Manon Auguste Pauline Scharnweber, e neto do também arquitecto Martin Gropius.

Estudou arquitectura entre 1903 e 1907 em Munique e em Berlim, tendo a partir de 1908 trabalhado no estúdio de Peter Behrens, onde teve como colegas Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier, e Dietrich Marcks.

Em 1910 estabeleceu-se com escritório próprio com o arquitecto Adolf Meyer, em Berlim. Influenciado pelo mestre Behrens, o seu primeiro grande projecto, para a Fábrica Fagus em Alfeld, em 1911, já permite antever parte dos elementos que vão caracterizar a sua futura obra: estrutura independente, fachadas envidraçadas, volumes puros.

Entre os trabalhos deste período incluem-se os escritórios e edifício fabril para a Exposição Werkbund (1914) em Colónia. Em 1913 publicou um artigo acerca da "Evolução dos Edifícios Industriais", que incluía cerca de uma dúzia de fotografias de fábricas e de silos de cereais da América do Norte, que viria a revelar-se uma forte influência em outros modernistas europeus, incluindo Le Corbusier e Erich Mendelsohn, os quais reusaram as fotografias de Gropius dos silos em escritos seus entre 1920 e 1930.

Com o deflagrar da primeira grande guerra, Gropius foi mobilizado, cumprindo o serviço militar na frente ocidental, onde foi ferido e quase morto.

Em 1919 Gropius sucedeu a Henry van de Velde (dispensado em 1915, dada a sua nacionalidade belga) na direcção da Escola de Artes Aplicadas de Weimar, escola que de acordo com as suas orientações vai transformar na Bauhaus, para a qual começou por contratar como professores três artistas: Johannes Itten, Gerhard Marcks e Lyonel Feininger, a que se seguiriam mais tarde Georg Muche, Paul Klee, Oskar Schlemmer, Wassily Kandinsky, Josef Albers, e László Moholy-Nagy.

Quando a Bauhaus em Weimar se defrontou com obstáculos políticos das autoridades, Walter Gropius foi forçado a procurar um novo local, encontrando em Dessau as condições ideais para se reinstalar em 1925, cabendo a Gropius projectar os edifícios da escola e das casas dos professores, construídos entre 1925-26.

Gropius foi director da escola até Abril de 1928, depois de ter sido de Março de 1921 a Abril de 1925 Mestre da Forma no atelier de carpintaria. São desta época os projectos do «Teatro Total» para Erwin Piscator em 1927, do Bairro Törten em Dessau, a partir de 1926, e Dammerstock em Karlsruhe em 1930.

Em 1933 a Bauhaus é novamente forçada a mudar de instalações, desta vez, para Berlim, onde pouco tempo depois acabou por encerrar definitivamente. Com a ajuda do arquitecto inglês Maxwell Fry, Walter Gropius conseguiu deixar a Alemanha nazi e radicar-se em Londres. Em 1937 é convidado para leccionar na Graduate School of Design em Harvard, nos EUA, e em 1938 é nomeado chefe do departamento de arquitectura da mesma universidade, ano em que construiu a sua própria casa em Lincoln, Massachusetts.

De 1938 a 1941, partilhou um atelier de arquitectura com Marcel Breuer, com quem projectou a Alan I W Frank House em Pittsburgh e a vila-empresa Aluminum City Terrace em New Kensington, Pensilvania.

Em 1944 naturalizou-se cidadão dos Estados Unidos. Em 1945 fundou a The Architects' Collaborative (TAC), com base em Cambridge em conjunto com um grupo de jovens arquitectos, que se tornaria uma das mais conhecidas e respeitadas firmas de arquitectura do mundo.

Em 1959 foi premiado com a Medalha de Ouro do AIA (American Institute of Architects). Faleceu em Boston, Massachusetts, a 5 de Julho de 1969, com 86 anos.


Informações sobre o documentário aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.

Apoio:
Município de Gavião

PROGRAMA:

20 de Março, 19h00
Biblioteca Municipal de Gavião
WALTER GROPIUS + ÁLVARO SIZA = DUAS ESCOLAS
da série ARCHITECTURES
A BAUHAUS DE DESSAU
(1999, Frédéric Compain, 27')
A ESCOLA DE SIZA
(2000, Richard Copans e Stan Neumann, 27')

16 de Abril, 18h30
Instituto Politécnico de Tomar
MANUEL TAÍNHA
In Medias Res - No Meio das Coisas

Sem comentários:

Enviar um comentário