sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

ARQUITECTURA AO CENTRO #38



CASA CC
LEIRIA, MOURÕES

Sandrine Maia e Susana Venâncio
Cubic Office
2010

Inserida numa área residencial com um forte crescimento na última década, a casa CC está inserida num lote de 2.000 m2, desfrutando de uma exposição solar generosa e com proximidade com a Serra e a Cidade. A análise das formas tradicionais construídas, os padrões de uso e códigos de desenvolvimento levaram a uma estratégia de fornecer uma interpretação contemporânea dos volumes. Com as directrizes de design locais que requerem telhado inclinado, formou-se a nova arquitectura, surgindo das formas reconhecíveis tradicionalmente triangulares associadas aos telhados de quatro águas.
Um forte volume cinza escuro, onde as aberturas são esculpidas criando entradas de luz e pátios, melhoram a intensificação das relações com o exterior e especialmente com a luz do Sul e Oeste. As formas de dobragem criam um dossel que fornece sombreamento no verão e permite que o sol do Norte penetre no espaço para aquecimento passivo no Inverno, e o desenho da cobertura aumenta a capacidade de recolha de água.
O corpo da garagem foi integrado na casa, criando um pátio de serviço no lado Oeste e uma passagem protegida para a entrada da casa, permitindo que o lado Sul fosse ocupado pelo bloco da entrada.
A casa é dividida em dois andares e meio, sendo o piso intermédio destinado ao hall e garagem. No andar inferior temos as salas, cozinha, lavandaria e escritório, o nível superior é mais íntimo com as áreas reservadas, trazendo um terraço ajardinado a Oeste como benefício.

site: cubicoffice.pt

ver mais sobre o projecto:
archilovers.com
architizer.com
sanindusa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário