quinta-feira, 25 de maio de 2017

PROJECTAR COM VICTOR PALLA


Victor Palla estará em foco na actividade PROJECTAR, na sessão (dupla) comemorativa do 5.º aniversário desta actividade, tomando como pretexto a exposição Victor Palla e Bento d'Almeida - Arquitetura de outro tempo, patente ao público na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém até ao dia 18 de Junho, e que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes no dia 31 de Maio, pelas 19h00.

VICTOR PALLA (1922-2006)

Victor Manuel Palla e Carmo nasceu em Lisboa em 13 de Março de 1922. Era filho de Vítor Manuel do Carmo, um caracterizador de Teatro e fotógrafo amador, e de sua mulher Virgínia Ramos Palla.

Na capital, começou a estudar Arquitectura (1939), curso que veio a terminar no Porto, em 1948. Durante a sua estada na cidade Invicta dirigiu a "Galeria Portugália" (1944) e integrou as Exposições dos Independentes (1943-1950) com Fernando Lanhas e Júlio Pomar, entre outros.

De regresso à capital, associou-se às Exposições Gerais de Artes Plásticas, entre 1947 e 1955, e à renovação da Arquitectura nacional, ao aderir ao Estilo Internacional, em concreto à arquitectura brasileira.

Publicou artigos teóricos e de divulgação em revistas como a "Arquitectura", que começou a dirigir em 1952, e riscou obras arquitectónicas inovadoras em parceria com Joaquim Bento d' Almeida, arquitecto com quem partilhou um atelier durante 25 anos.

Deste gabinete conjunto saíram modernos espaços comerciais, cafés, em particular, mas também os primeiros snack-bares de Portugal (Terminus, Pic-Nic, "Noite e Dia" e Galeto, em Lisboa, e o "Cunha", no Porto).

Palla riscou muitos outros projectos de grande dinamismo espacial e material, receptivos às inovações nas áreas do mobiliário e da iluminação, e adaptados à vida moderna. Entre eles contam-se fábricas, a Escola do Vale Escuro (1953) e a Escola n.º 175 de Lisboa, nos Olivais Norte, e a aldeia das Açoteias, em Albufeira, traçada a título individual nos anos 60.

Este talentoso e multifacetado profissional também se dedicou a outras áreas artísticos e culturais, como a Pintura (desde os anos 40 que participou em exposições, se ligou a galerias do Porto e de Lisboa e promoveu as Exposições Gerais de Artes Plásticas, organizadas entre 1946 e 1956), a Cerâmica, o Design Gráfico (concebeu graficamente várias publicações e centenas de capas de livros, sobretudo para as editoras Arcádia e Atlântida) e a Tradução. Com o mesmo entusiasmo desenvolveu, também, as actividades de galerista, de animador, de editor (organizou antologias de contos, associou-se à "Vampiro Magazine" entre 1950-1952 e fez parte da equipa que produziu "O Gato Preto – Antologia de Mistério e Fantasia", em 1952), de escritor (obteve um prémio nos concursos anuais de contos do "Ellery Queen's Mystery magazine") e, em especial, de fotógrafo.

Com Costa Martins (1922-1996) publicou "Lisboa, Cidade Triste e Alegre", em 1959, uma obra moderna pelo seu sentido humanista, próximo do neo-realismo, pelo grafismo e pela impressão e que reuniu trabalhos fotográficos dos dois artistas, apresentados na Galeria do Diário de Notícias, em Lisboa, e na Galeria Divulgação, no Porto.

Este projecto fotográfico foi relançado em 1982 pela Galeria Ether que, nesse ano, reeditou o livro, promoveu a exposição "Lisboa e Tejo e Tudo (1956/1959)" e editou o respectivo catálogo.

Este título alcançou, por fim, o merecido reconhecimento nacional e internacional. Foi referido por Philippe Arbaizar (2002) na revista do Centro Georges Pompidou e por Martin Parr e Gerry Badger no "The Photobook: A History" (2004). Em 2001 foi eleito um dos 100 melhores livros do século XX.

Em 1992, o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, dedicou ao artista uma exposição fotográfica retrospetiva e, em 1999, o Centro Português de Fotografia, sedeado no Porto, concedeu-lhe o Prémio Nacional de Fotografia.

Victor Palla morreu em Lisboa a 28 de Abril de 2006, aos 84 anos de idade, vítima de uma pneumonia. A sua obra continua a suscitar o interesse de amantes da Arte em várias partes do mundo e de inúmeros investigadores, designadamente do seu neto João Palla.


Snack-Bar Galeto (Lisboa, 1966)

Informações sobre os documentários aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.

Apoio:
Município de Abrantes

PROGRAMA:

31 de Maio, 19h00
Auditório da Biblioteca Municipal António Botto, Abrantes
A Casa Tugendhat
MIES VAN DER ROHE

(2002, Christina Brecht-Benze, 15')
VICTOR PALLA
(1994, Edgar Feldman, 25')

Sem comentários:

Enviar um comentário