sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PROJECTAR COM OTTO WAGNER


O arquitecto OTTO WAGNER é o autor do projecto em foco no segundo documentário da sessão dupla dedicada à arquitectura Arte Nova, da actividade PROJECTAR, programada para esta quinta-feira, dia 17 de Novembro, pelas 19h00 na sala de conferências do Espaço Jovem, no Jardim Municipal de PORTO DE MÓS.

OTTO WAGNER (1841-1918)

Otto Koloman Wagner nasceu a 13 de Julho de 1841 em Penzing, próximo de Viena. Filho de Rudolf Simeon Wagner, notário da Corte Real Húngara, que faleceu de doença pulmonar quando Otto tinha apenas 5 anos, o que o levou a estabelecer laços muito fortes com a sua mãe Susanne.

Apesar das dificuldades financeiras resultantes da morte do pai, Otto Wagner recebeu uma boa formação. Estudou Arquitectura na Academia Real de Arquitectura de Berlim e no Instituto Politécnico e na Academia de Belas-Artes de Viena.

Em 1862, com 21 anos, começa a trabalhar no atelier de Heinrich von Försters, após um estágio prático de pedreiro. O seu primeiro sucesso foi a conquista do 1.º Prémio no concurso para a construção do Kursalon no Stadtpark de Viena em 1863, embora não tenha sido o seu projecto a ser concretizado. Em 1864 projecta o seu primeiro edifício, num estilo historicista, influenciado pelo círculo onde se integrou próximo de Ludwig Förster e Theophil von Hansen.

Em 1879, realiza a decoração da celebração das bodas de prata do casal imperial. Em 1880, concebe o projecto Artibus, um quarteirão de museus monumental para Viena. Os trabalhos destes primeiros anos (essencialmente moradias e casas de aluguer, para as quais foi também várias vezes director de obra) encontram-se muito pouco documentados.

Em meados e finais dos anos 1880, como muitos dos seus contemporâneos na Alemanha, Suiça ou França, Wagner tornou-se um proponente da Arquitectura Realista, uma posição teórica que lhe permitia afastar-se da dependência das formas históricas. Em meados dos anos 1890 já tinha projectado vários edifícios Jugendstil (Arte Nova).

Em 1894, quando se tornou Professor de Arquitectura na Academia de Belas-Artes de Viena, já tinha desenvolvido bastante o seu percurso no sentido de uma mais radical recusa das correntes historicistas prevalecentes na Arquitectura. Foi professor de Josef Hoffmann, Joseph Maria Olbrich, Karl Ehn, e de Max Fabiani. Outro dos seus alunos foi Rudolph Schindler, que disse "A Arquitectura Moderna começou com Mackintosh na Escócia, Otto Wagner em Viena, e Louis Sullivan em Chicago".

Wagner também se interessava muito pelo planeamento urbano — em 1890 projectou um novo plano urbano para Viena, de uma cidade de crescimento ilimitado, do qual apenas a rede de metro foi realizada, a Stadbahn. Em 1896 publicou um livro intitulado "Arquitectura Moderna" no qual expõe as suas ideias acerca do papel do arquitecto, baseado no texto da sua palestra inaugural para a Academia em 1894.

Em 1897, juntou-se a Gustav Klimt, Joseph Maria Olbrich, Josef Hoffmann e Koloman Moser pouco tempo depois destes terem fundado o grupo artístico "Secessão Vienense". A partir das ideias deste grupo desenvolveu um estilo que que incluía referências quase-simbólicas às novas formas da modernidade.

Entre os seus projectos mais relevantes destacam-se a Estação de Metro de Karlsplatz (1898), a Majolikahaus (1898-1899), a Caixa de Poupanças de Viena (Postsparkasse) (1904-1912), a Igreja Saint-Léopold am Steinhof (1903-1907), o Pavilhão da Eclusa de Kaiserbad (1906-1907) ou a sua residência Villa Wagner II (1912).

Ao longo da sua vida, Otto Wagner foi distinguido com muitos prémios e títulos: foi conselheiro da corte imperial, presidente de honra da Sociedade de Arquitectos Austríacos, presidente de honra da Federação de Artistas Austríacos, membro de honra do Royal Institute of British Architects em Londres, membro de associações de arquitectos em São-Petersburgo, Bruxelas e Amesterdão, assim como em Portugal, na Hungria e no Canadá e membro de honra do American Institute of Architects.

Em 11 de Abril de 1918, Otto Wagner faleceu com 76 anos, no seu apartamento em Neubau, 4 Döblergasse, edifício por si construído em 1912.

Adaptado de fr.wikipedia.org/wiki/Otto_Wagner e de en.wikipedia.org/wiki/Otto_Wagner


Informações sobre os documentários aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.

Apoio:
Município de Porto de Mós

PROGRAMA:

17 de Novembro, 19h00
Espaço Jovem, Jardim Municipal, Porto de Mós
A Escola de Artes de Glasgow
CHARLES RENNIE MACKINTOSH

(2013, Juliette Garcias, 26')
Caixa de Poupanças de Viena
OTTO WAGNER

(1998, Stan Neumann, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário