sábado, 3 de outubro de 2015

HÁ DEZ ANOS - DIA MUNDIAL DA ARQUITECTURA


Há dez anos, a 3 de Outubro, o Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos organizou uma série de actividades para assinalar o Dia Mundial da Arquitectura.

O conjunto de iniciativas pretendeu ter um cunho de afirmação enquanto acontecimento cultural proporcionando uma abrangência temática. Pretendeu-se que os cidadãos se interessem por esta matéria, a Arquitectura, como meio de desenvolvimento local, reafirmando a sua importância, seja ela património ou não, como um facto cultural fundamental para a vida contemporânea.

Na sede do Núcleo, foi feito o lançamento do site www.oamediotejo.org como meio privilegiado de disponibilizar informação sobre as actividades deste Núcleo, assim como um instrumento de comunicação para disponibilizar dados importantes para o público e que incluía ligações a entidades públicas e se pretendia viesse a disponibilizar os contactos dos arquitectos da região.

Clicar na foto para ver mais
Seguiu-se um jantar comemorativo, em convívio que contou com a presença de cerca de três dezenas de arquitectos da região.

A noite terminou com uma conferência intitulada “Casa Leca-PDA” – uma experiência de standardização em habitação, partindo da experiência da empresa MGCB – Arquitectos Associados, Lda. Ouvimos o testemunho dos arquitectos Miguel Guimarães e Francisco Faria, que trabalham para o mercado da habitação colectiva, com um valioso trabalho na área da habitação modelar optimizada. Contou com uma primeira parte dedicada à apresentação de novos materiais produzidos pela empresa do Grupo Maxit, Leca.

Sem comentários:

Enviar um comentário