quinta-feira, 14 de maio de 2015

HÁ DEZ ANOS - ARQUITECTURAS À MARGEM

Clicar na imagem para ver mais

Realizou-se neste dia, há dez anos, o colóquio com o tema “ARQUITECTURAS À MARGEM – INTERVENÇÕES ARQUITECTÓNICAS NAS MARGENS DO TEJO”, no Centro Náutico de Constância, no âmbito da nOUTit Feira de Turismo do Tejo, organizada pelo Município de Constância e pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e com o patrocínio da empresa José França Construções, S.A., responsável pela realização da obra deste edifício cuja ante-estreia foi este evento.

Iniciativa que teve como objectivo principal criar um espaço de debate amplo e participado numa altura em que se concluiam os equipamentos e intervenções de requalificação e revitalização das margens do Tejo e se debatia o futuro dessas intervenções. Foi tempo de se fazer um balanço da obra realizada e do importante papel que poderiam vir a ter na potenciação do turismo cultural e de lazer, assim como conferir uma maior qualidade de vida à população local.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Constância, António Mendes, do Dr. António Marques, da CCDRLVT, que fez uma apresentação e balanço do programa VALTEJO, e do representante da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, Arq.º Miguel Graça.

O primeiro painel, com o tema Aquapolis, debruçou-se sobre as várias intervenções em curso nas margens do Tejo em Abrantes, com a apresentação dos projectos do Parque Urbano Ribeirinho de Abrantes, pelo Arq.º António Garcia, dos Módulos de Apoio da Margem Norte, pelo Arq.º Albano Santos, e do Açude Insuflável do Tejo, pelo Eng.º Mário Samora, que despertou vivo debate.

Na parte da tarde, o segundo painel, sobre o tema Parque Almourol, permitiu ficar a conhecer os projectos de Requalificação Urbana de Vila Nova da Barquinha, pelo Arq.º Pais. Hipólito Bettencourt, e do Centro Náutico de Constância, pelo Arq.º Bruno Soares, que de seguida proporcionou uma visita guiada ao próprio edifício. A intervenção acerca do Parque Ambiental de Santa Margarida foi cancelada por indisponibilidade do Arq.º Pais. Luís Pereira e da Arq.ª Pais. Ana Cristina Santos.

Esta actividade contou, ao longo do dia, com a presença de cerca de meia centena de inscritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário