terça-feira, 17 de março de 2015

HÁ DEZ ANOS - 30 ANOS DE INTERVENÇÃO DOS GABINETES DE APOIO TÉCNICO

Numa altura em que se completavam 30 anos desde a instalação dos primeiros Gabinetes de Apoio Técnico (GATs) e estava em debate o seu futuro, foi tempo de se fazer um balanço da sua actividade e do importante papel que tiveram na disponibilização de quadros técnicos qualificados a um interior do País deles carenciado.

Ao longo dessas três décadas, estes gabinetes prestaram, e continuavam a prestar serviços relevantes ao poder central, local e a todo o País. Constituíram-se como centros regionais de conhecimento, formação, iniciativa e concretização de projectos e acções de âmbito local e regional.

O Núcleo do Médio Tejo, em representação da Ordem dos Arquitectos, com o objectivo de se associar e contribuir para aquela discussão, organizou um encontro nacional para debate destas questões, realizado no Centro Cultural do Sardoal, a 17 de Março, com o apoio do Município do Sardoal e do Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes, e que contou com mais de uma centena de participantes.

Após a sessão de abertura com o Presidente da Câmara Municipal do Sardoal, Prof. Fernando Moleirinho, o Presidente do Agrupamento de Municípios e Presidente da Câmara Municipal de Constância, António Mendes, e o Arq.º Pedro Costa da Comissão Instaladora do Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos, o primeiro painel debateu durante a manhã a origem dos GAT’s, com intervenções do Prof. Doutor Braga da Cruz, Eng.º António Martins, Eng.º Sarmento Beires, Arq.º Câncio Martins e Arq.º Fernando Travassos, Vice-Presidente da CCDR Alentejo.

Durante a tarde, discutiram-se as hipóteses de futuro com intervenções do Arq.º Biancard Cruz, Director Geral do Ordenamento do Território, Eng.º Macário Correia, Presidente da Área Metropolitana do Algarve, Doutor Girão Pereira, Vice-Presidente da CCDR Centro, e Eng.º Fonseca Ferreira, Presidente da CCDRLVT, concluindo a sessão com o balanço e encerramento pelo Dr. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Arq.ª Leonor Cintra Gomes, Presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, e Eng.ª Paula Remédios, Directora do GAT de Abrantes.
 
No mesmo dia e local foi inaugurada a exposição GABINETE DE APOIO TÉCNICO DE ABRANTES - 30 ANOS DE INTERVENÇÃO NO TERRITÓRIO realizada em parceria com o Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes sobre a actividade por este desenvolvida ao longo dos seus 29 anos de existência, que esteve patente ao público até 15 de Abril, cuja itinerância se promoveu com o apoio dos Municípios de Mação (Biblioteca Municipal, de 16 a 28 de Maio), de Constância (Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, de 8 a 29 de Julho) e de Abrantes (Biblioteca Municipal António Botto, de 3 a 22 de Novembro).
 
Os Gabinetes de Apoio Técnico vieram a ser extintos com a publicação do Decreto-Lei n.º 201/2008, de 9 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário