sexta-feira, 11 de julho de 2014

PROJECTAR COM IEOH MING PEI


A vigésima terceira sessão PROJECTAR vai ser dedicada à vida e obra do arquitecto IEOH MING PEI, que terá lugar no próximo dia 17 de Julho, pelas 19h00 no Auditório do Centro Cultural de VILA NOVA DA BARQUINHA.

Ieoh Ming Pei nasceu em Suzhou, Cantão, China, em 26 de Abril de 1917, mudando-se para Hong Kong cerca de um ano depois, e para Xangai aos dez anos de idade, onde frequentou o Saint Johns Middle School, gerido por missionários protestantes, continuando a ir passar os Verões à terra natal, que muito o influenciaram.

Chegou aos Estados Unidos em 1935 e estudou arquitectura no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde completou o grau de Bachelor of Architecture, em 1940. Planeava regressar à China, mas o deflagrar da 2.ª Guerra Mundial obrigou-o a mudar de planos e a permanecer nos Estados Unidos, trabalhando dois anos em Boston, na firma de engenharia Stone & Webster.

Em 1942 casou com Eileen Loo, que frequentava arquitectura paisagista na Universidade de Harvard, que o apresentou a membros da Harvard Graduate School of Design, onde ingressa no final desse ano, e onde vai trabalhar com Walter Gropius e Marcel Breuer, e onde conclui o Mestrado em Arquitectura em 1946.

Em 1948 é contratado pelo magnata William Zeckendorf para trabalhar na firma Webb and Knapp, para quem elabora os primeiros projectos de sua autoria e que lhe granjeiam a sua atenção e amizade. Em 1954 adquiriu cidadania americana e em 1955 fundou a sua própria firma com dois sócios, Eason Leonard e Henry Cobb.

Em 1961 concebeu o projecto para os novos Mesa Laboratory para o National Center for Atmospheric Research próximo de Boulder, Colorado, na base das Montanhas Rochosas "como se fosse esculpido a partir da montanha", cujo sucesso lhe traz renovada atenção sobre o seu trabalho e lhe abre as portas para uma série de novos projectos.

A Biblioteca John Fitzgerald Kennedy em Boston (1979), a Galeria Oriental da National Gallery of Art em Washington (1978) e a torre do Bank of China em Hong Kong (1989), marcaram uma longa carreira pontuada por edifícios de prestígio, nos Estados Unidos e nas grandes capitais do mundo.

Dezenas de estruturas emblemáticas têm a sua assinatura, entre as quais a extensão do Museu do Louvre, em Paris, com a sua famosa pirâmide de vidro situada no coração do ilustre conjunto histórico (1989), ou o Museu de Arte Johnson em Nova Iorque (1973).

Outros exemplos do seu notável trabalho são o Morton H. Meyerson Symphony Center (1989) em Dallas, Texas, o complexo Society Hill em Filadelfia, Pennsylvania, concluído em 1964, o Overseas Chinese Banking Corporation Centre (1976), a Ala Oeste e a renovação do Museum of Fine Arts em Boston (1981 e 1986), o Hotel Fragrant Hill (1982) próximo de Pequim, China, o Creative Artists Agency Headquarters (1989) em Beverly Hills, California, o complexo de escritórios da IBM (1989) em Somers, NY e outro em Purchase, NY; o Everson Museum of Art (1968), Syracuse, New York, a Texas Commerce Tower (1982) em Houston, o Miho Museum (1997), próximo de Kyoto, no Japão, e o Museu de Arte Islâmica em Doha, Qatar (2008).

Ieoh Ming Pei tem recebido os mais prestigiosos prémios que podem ser concedidos a um arquitecto, nomeadamente a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitectos (AIA) em 1979, o Prémio Pritzker em 1983, o Praemium Imperiale de Arquitectura da Associação de Artes do Japão em 1989, ou a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA) em 2010. A 6 de Agosto de 2014, receberá a Medalha de Ouro da UIA numa cerimónia organizada em conjunto com o Congresso Mundial de Arquitectura UIA, em Durban, África do Sul.



Informações sobre o documentário aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.

Apoio:
Município de Vila Nova da Barquinha

PROGRAMA:

17 de Julho, 19h00
Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Primeira Pessoa do Singular: I. M. PEI
(1997, Peter Rosen, 52')

Em Agosto não há sessão.
Continuamos em Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário