sexta-feira, 4 de abril de 2014

PROJECTAR #20


Será especial a próxima sessão PROJECTAR, por ser a viségima, por coincidir com o segundo aniversário do início das actividades da Delegação de Abrantes da Ordem dos Arquitectos e, sobretudo, com o décimo aniversário da criação do Núcleo do Médio Tejo.

Por isso procurámos exibir um documentário recente sobre uma personagem relevante da arquitectura portuguesa com obra no nosso território. A escolha recaiu sobre "In Medias Res - No Meio das Coisas", sobre o pensamento e reflexões do arquitecto Manuel Tainha, autor do projecto de alguns edifícios do Instituto Politécnico de Tomar, por isso, local de eleição para acolher a sessão.

Para enriquecer a sessão, convidámos a sua realizadora Luciana Fina para participar e apresentar pessoalmente o filme, que muito amavelmente aceitou. Mais interessante seria poder contar com o testemunho pessoal do seu colaborador de longa data, o arquitecto Bartolomeu Costa Cabral e co-autor das instalações do IPT, precedendo a exibição do filme com uma pequena conferência. Para alargar o leque de intervenções desde logo surgiu o nome de outro colaborador, o arquitecto Alexandre Marques Pereira que também participou naquele projecto e é o autor de um livro sobre Manuel Tainha recentemente editado.

Finalmente, para assinalar a data e deixar um registo do que tem sido feito, fazer o lançamento de mais um número da nossa publicação PAPELPAREDE.

Será no próximo dia 16 de Abril a partir das 18h30 no auditório Prof. Doutor Bayolo Pacheco de Amorim, no Instituto Politécnico de Tomar.

Personalidade incontornável do pensamento arquitectónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projectos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitectura em questão” no paralelo e constante exercício da escrita.

A partir dos textos do arquitecto Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, o filme propõe uma leitura cinematográfica do pensamento e do universo do arquitecto, um diálogo com a sua ética e poética.

Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme acompanha-nos num percurso através de três obras, projectadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.

O documentário nasce no âmbito de um projecto de produções cinematográficas da Fundação Gulbenkian sobre grandes vultos da arquitectura portuguesa do século XX, cujos espólios foram recentemente doados à Biblioteca de Arte da Fundação.

Notas de intenções

“O homem apropria-se do meio circundante, não é só pela razão, não é só pelo intelecto, e também pela sensibilidade e muito pela sensibilidade, pela imaginação, pela memória, quer dizer, tudo concorre para dar um sentido a uma vida, à nossa vida… e à noção do lugar que ocupa… “ (MT)

Com Manuel Tainha, encontro uma visão da arquitectura construída através da interrogação permanente sobre a sua prática, ética e poética, uma “arquitectura em questão”. Procurei a expressão dessa imprescindível inquietação de nunca acreditarmos num mundo ou no conhecimento como produto final e encerrado.

A forma e a narrativa do filme revelam-se ao longo das aproximações ao homem e ao pensamento, à obra em construção e à obra habitada. Parti de três obras que me permitem abarcar diversos tempos do largo trajecto profissional do arquitecto, como é o caso da Pousada de Santa Bárbara, em Oliveira do Hospital, e da escola dos Olivais, em Lisboa. São obras mais antigas de Manuel Tainha, projectadas e construídas entre finais dos anos 50 e os anos 70, e que voltam às mãos do arquitecto para a concepção da sua requalificação, corridos mais de quarenta anos. A terceira obra é a Casa Gallo, casa privada projectada em finais dos anos 60 em São Pedro de Moel, hoje frequentemente visitada por estudantes e investigadores como significativa expressão da arquitectura moderna em Portugal.

Dialogar com a visão, a poética e a arquitectura de Manuel Tainha implica não rimar apenas com o desenho, o espaço e a luz , mas também com o movimento, o tempo e a vida que os habitam.
O pensamento e as palavras de Manuel Tainha conduzem-me através destas obras, continuando a afirmar uma responsável solidariedade da prática e da teoria, uma experiência sensível do mundo.

Adensam-se as correspondências, e o cinema, a literatura, a música, tornam-se frequentemente âmago das conversas com o arquitecto.

Penso o cinema documentário enquanto experiência do mundo, experiência do limite entre mim e o outro, entre o sentimento e a linguagem, entre o que está em campo e fora de campo, entre o dizível e o indizível. Dedico este filme a Manuel Tainha, que com interesse e enorme generosidade o tornou possível.
(LF)

(in http://www.lucianafina.net/in-media-res/)



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação do auditório Prof. Doutor Bayolo Pacheco de Amorim que, no Instituto Politécnico de Tomar, está disponível para o efeito.

Apoio:
Instituto Politécnico de Tomar

PROGRAMA:

16 de Abril, 18h30
Auditório Prof. Doutor Bayolo Pacheco de Amorim
Instituto Politécnico de Tomar
Lançamento do PAPELPAREDE 12.º
Tema: Identidade
Conferência sobre o Arq.º MANUEL TAÍNHA:
Bartolomeu Costa Cabral, co-autor do projecto do IPT
Alexandre Marques Pereira, colaborador de Manuel Tainha
Luciana Fina, realizadora do documentário "In Medias Res"
Moderador (a designar)
PROJECTAR #20
MANUEL TAÍNHA
In Medias Res - No Meio das Coisas
(2013, Luciana Fina, 72')

22 de Maio, 18h30
Capela do Convento Hotel da Sertã
Vida & Obra de CASSIANO BRANCO
(1991, Edgar Pera, 56')

Sem comentários:

Enviar um comentário