segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PROJECTAR #16


Pela primeira vez na actividade PROJECTAR, naquela que será a décima-sexta sessão, vamos ter uma vida contada no feminino: Eileen Gray, designer e arquitecta irlandesa será o tema do documentário intitulado "Convite à Viagem", realizado por Jörg Bundschun em 2006, a exibir no edifício dos Paços do Concelho de Alcanena no próximo dia 21 de Novembro, pelas 19h00.

Eileen Gray viveu sempre à frente do seu tempo. Trinta anos após a sua morte, ela continua a ser considerada a própria essência do Moderno. Toda a gente viu já o seu mobiliário, a sua famosa Mesa Ajustável, o Sofá Lola, o Candeeiro Tubo - mas a maioria não conhece na verdade a designer e arquitecta por trás dele.
Nascida em 1878 no seio de uma família aristocrática de linhagem irlandesa e escocesa, começou por estudar em Londres e depois mudou-se para Paris em 1902. Aqui conquistou um vasto respeito pelo seu trabalho. Ao mesmo tempo tomou com gosto o estilo de vida boémio de uma mulher independente. Amou homens e mulheres, carros rápidos, aviões, navios e viagens - e revolucionou a nossa ideia de como vivemos. Como arquitecta, concebeu uma das mais emblemáticas casas do século vinte, a E.1027. A casa em Roquebrune, em frente a Monte Carlo, encantou o colega arquitecto Le Corbusier desde o momento em que a viu até à sua morte - a sua obsessão pelo edifício acabou por destruir a sua amizade com Eileen Gray.
Eileen Gray faleceu em 31 de Outubro de 1976, em Paris - só e praticamente esquecida. Hoje em dia as peças originais do seu mobiliário atingem milhões em leilões, e mentes criadoras famosas como Yves St. Laurent estão entre os seus mais devotos colecionadores. Réplicas das suas peças continuam a ser consideradas avant-garde oitenta anos após a sua criação. Eileen Gray continua a ser um ícone do Moderno, e uma das mulheres mais fascinantes do século vinte.
 



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala que, no edifício dos Paços do Concelho de Alcanena, está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Alcanena

PROGRAMA:

21 de Novembro, 19h00
Edifício dos Paços do Concelho, Alcanena
Convite à Viagem: EILEEN GRAY Designer e Arquitecta
(2006, Jörg Bundschuh, 52')

Em Dezembro não há sessão.
Continuamos em Janeiro.

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário