sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PROJECTAR


Sexta sessão Projectar, desta vez no Sardoal, pelas quais esta Delegação da Ordem dos Arquitectos se propõe exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

«Um arquitecto, Álvaro Siza, e a sua equipa, são chamados a coordenar o projecto de recuperação da Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. O objectivo final é a candidatura desta cidade a Património Mundial da UNESCO. A Cidade Velha é um local histórico: anteriormente chamada Ribeira Grande, foi a primeira cidade fundada pelos portugueses em Cabo Verde (1462). Todo este processo suscita na população local grandes expectativas quanto à melhoria das suas condições de vida. Este filme conta a história do encontro entre estes dois mundos, o do arquitecto e o da população, acompanhando ao longo de três anos algumas das histórias que aconteceram…
É um filme sobre o que acontece quando uma realizadora chega antes do seu protagonista e fica depois de ele se ir embora. Ou seja, sobre como a experiência do lugar vai tomando o filme, tornando-o numa testemunha (por vezes confidente) aceite entre ambas as partes: Siza, o estrangeiro tão estrangeiro como a princípio ela é; a população, cada vez mais familiar para ela. É um filme com Siza e a população da Cidade Velha. Se foi Siza que o desencadeou, é a caboverdiana Rosalinda que o encerra. E entre um momento e o outro passam três anos.» Alexandra Lucas Coelho

Estas sessões destinam-se em primeiro lugar aos arquitectos da região, mas são abertas a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala, que no auditório do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, está disponível para o efeito, com um máximo de 70 lugares.

Apoio:
Município do Sardoal

PROGRAMA:

22 de Novembro, 21h30
Pequeno auditório do Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal
O Arquitecto e a Cidade Velha (2003, Catarina Alves Costa, 72')

20 de Dezembro, 21h30
(local a anunciar)
Esboços de Frank Gehry

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário