CENTRO ESCOLAR DE PAREDES
ALENQUER, ALENQUER
André Espinho
Bruno Mendes, Miguel Henriques, Marco Correia
André Espinho Arquitectura
2009
A nível arquitectónico, a obra caracteriza-se por um volume branco assente em quatro volumes negros destacando desta forma, numa linguagem plástica clara e simples, os dois pisos contingentes e os espaços de acção que reúnem. Com uma área de mais de 6000 metros quadrados, concebida para receber cerca de 610 crianças com idades entre os três e os nove, o desafio na concepção deste edifício não foi apenas a sua grande dimensão mas a interligação dos espaços e a orientação destes para o tipo de utilizadores a que se destina (crianças, educadores de infância e encarregados de educação). Como tal, foram feitas várias visitas a escolas e reuniões com educadores com o intuito de detectar as deficiências técnicas existentes e possíveis melhorias do ponto de vista do utilizador. Após esta análise cuidada daquilo que poderia ser melhorado no conceito de centro escolar foram propostas algumas soluções para as actuais exigências técnicas de construção e habitabilidade.
O edifício situa-se num ambiente rural em mutação, integrado numa pequena encosta formada por uma pendente coberta de vinhas, com uma abertura de excelente perspectiva panorâmica. Consequentemente, e como forma de ultrapassar a questão do declive acentuado do terreno, foi desenvolvido como solução a criação de três pátios cobertos que, de certa forma, organizam e modelam o espaço interior, permitindo que a circulação por estes desfrute de luz natural e mantenha um contacto permanente com o exterior. Além disto, estes pátios internos são excelentes espaços de lazer para acolher as crianças em todas as estações do ano, facilitando aos educadores a monitoria destas.
No piso de entrada situam-se as zonas administrativas e de recepção aos pais, sendo que no piso inferior se encontra o ginásio e a maior parte das salas de actividades, que têm um acesso directo ao recreio exterior e ao campo de jogos.
Contudo, e como indicado inicialmente, para além das considerações arquitectónicas associadas aos conceitos de brincadeira e vigilância, o que mais distingue esta obra é um conjunto de intervenções plásticas que os convidados ofereceram com a sua autoria ao Centro escolar de Paredes Alenquer.
De facto, imaginei a possibilidade de revestir por completo algumas das paredes da escola com criações plásticas fora de escala,“gigantes”, logo desde a concepção do espaço. Para tal, na própria fase de projecto foi seleccionado um material para revestimento que viabilizasse a impressão de imagens (fotografia, desenho ou pintura), sendo fulcral que este ficasse orçamentado logo de início na empreitada. Foram convidados alguns artistas plásticos a desenvolver intervenções plásticas e uma criança propositadamente para este Projecto.
Devido a motivações arquitectónicas era pertinente que estas intervenções fossem sentidas com maior incidência nas zonas de comunicação e lazer, pelo que os murais se localizam nos átrios de ligação dos pisos e nos recreios cobertos, junto aos corredores de acesso das salas de aula. O refeitório, sendo também um espaço de reunião e encontro de utentes, foi também alvo destas manifestações plásticas. A integração destes murais nos espaços de circulação e maior concentração de pessoas, assim como a transparência de alçados que permite a sua observação a partir de várias localizações, vieram enriquecer e imprimir um conjunto de emoções à arquitectura edificada. De facto esta torna-se não só mais completa e dinâmica, interagindo com os utentes não apenas a nível funcional mas também visual e intelectual, como também mais acolhedora e familiar o que, sendo os seus principais frequentadores crianças, é fundamental.
O edifício situa-se num ambiente rural em mutação, integrado numa pequena encosta formada por uma pendente coberta de vinhas, com uma abertura de excelente perspectiva panorâmica. Consequentemente, e como forma de ultrapassar a questão do declive acentuado do terreno, foi desenvolvido como solução a criação de três pátios cobertos que, de certa forma, organizam e modelam o espaço interior, permitindo que a circulação por estes desfrute de luz natural e mantenha um contacto permanente com o exterior. Além disto, estes pátios internos são excelentes espaços de lazer para acolher as crianças em todas as estações do ano, facilitando aos educadores a monitoria destas.
No piso de entrada situam-se as zonas administrativas e de recepção aos pais, sendo que no piso inferior se encontra o ginásio e a maior parte das salas de actividades, que têm um acesso directo ao recreio exterior e ao campo de jogos.
Contudo, e como indicado inicialmente, para além das considerações arquitectónicas associadas aos conceitos de brincadeira e vigilância, o que mais distingue esta obra é um conjunto de intervenções plásticas que os convidados ofereceram com a sua autoria ao Centro escolar de Paredes Alenquer.
De facto, imaginei a possibilidade de revestir por completo algumas das paredes da escola com criações plásticas fora de escala,“gigantes”, logo desde a concepção do espaço. Para tal, na própria fase de projecto foi seleccionado um material para revestimento que viabilizasse a impressão de imagens (fotografia, desenho ou pintura), sendo fulcral que este ficasse orçamentado logo de início na empreitada. Foram convidados alguns artistas plásticos a desenvolver intervenções plásticas e uma criança propositadamente para este Projecto.
Devido a motivações arquitectónicas era pertinente que estas intervenções fossem sentidas com maior incidência nas zonas de comunicação e lazer, pelo que os murais se localizam nos átrios de ligação dos pisos e nos recreios cobertos, junto aos corredores de acesso das salas de aula. O refeitório, sendo também um espaço de reunião e encontro de utentes, foi também alvo destas manifestações plásticas. A integração destes murais nos espaços de circulação e maior concentração de pessoas, assim como a transparência de alçados que permite a sua observação a partir de várias localizações, vieram enriquecer e imprimir um conjunto de emoções à arquitectura edificada. De facto esta torna-se não só mais completa e dinâmica, interagindo com os utentes não apenas a nível funcional mas também visual e intelectual, como também mais acolhedora e familiar o que, sendo os seus principais frequentadores crianças, é fundamental.
site: andrespinho.pt
ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archello.com
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