A próxima sessão dupla da actividade PROJECTAR termina com um documentário sobre o cemitério de Igualada, próximo de Barcelona, da dupla de arquitectos catalães, Enric Miralles e Carme Pinós, que terá lugar no Auditório Municipal de Proença-a-Nova no dia 14 de Dezembro, pelas 19h00.
CARME PINÓS (1954- )
Carme Pinós i Desplat, nasceu em Barcelona a 23 de Junho de 1954, filha de Tomas Pinós, médico e director de Patologia Digestiva no Hospital de Sant Pau de Barcelona, que a teve com a idade de sessenta anos.
Estudou na Escola Técnica Superior de Arquitectura (ETSAB) da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), completando o curso em 1979 e onde regressou em 1981 para estudar urbanismo. Enquanto estudante, ajudou a sua mãe a dirigir a propriedade agrícola que tinham em Balaguer (Lleida).
Em 1984, após vários prémios em concursos de arquitectura, fundou um gabinete em Barcelona com o seu marido, o arquitecto Enric Miralles, que conduziram juntos até à sua separação, em 1991.
Destacam-se desta parceria os projectos para o cemitério de Igualada (1985-1994), o Centro Social de Hostalets de Balenyà, Barcelona (1986-1992), o colégio interno em Morella, Castelló (1986-1993), e as pérgolas do Passeig Nova Icària, na Vila Olímpica de Barcelona (1990-1992).
Em 1991 fundou o seu próprio gabinete Estudio Carme Pinós, onde continuou a desenvolver vários projectos iniciados na anterior parceria e que se demarca a partir de 1996, quando vence o concurso para o Passeio marítimo de Torrevieja, Alicante (1996-1999).
Entre os seus projectos mais relevantes destacam-se o Instituto de Educação Secundária La Serra, Mollerussa (2001), o Parque Ses Estacions e a Praça Espanya em Palma de Maiorca (2002), as Torres Cubo e Cubo II em Guadalajara, México (2005 e 2014), ou a Escola Primária Lluís Vives em Castelldefels, Barcelona (2006).
E mais recentemente, o edifício Departement 4 para a Vienna University of Economics and Business, Viena (2013), o Centro Cultural e de Exposições CaixaForum de Zaragoza (2014), o Crematório do Cemitério de Igualada (2016), o conjunto de intervenções em torno da Plaza de la Gardunya, incluindo esta, a Escola Massana, um edifício de apartamentos e a fachada posterior do Mercado de La Boqueria, em Barcelona (2015-em curso), e o Plano Geral do centro histórico de Saint Dizier, França (em curso), incluindo diversas intervenções em espaços públicos.
Carme Pinós concilia a sua actividade como arquitecta com o ensino. Neste campo, foi professora convidada na University of Illinois at Urbana-Champaign, E.U.A. (1994-1995), na Kunstakademie de Dusseldorf, Alemanha (1996-1997), na Columbia University de Nova Iorque, (1999), na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suiça (2001-2002), na Harvard University Graduate School of Design (2003), na Accademia di Archittetura di Mendrisio, Suiça (2005-2006), na Università di Roma Tre, Itália (2007-2008), na Università Iuav di Venezia, Itália (2016), e na Berkeley University, Estados Unidos (2018).
Foi distinguida, entre outros, com os Prémios FAD em 1987 e em 1991, com o Prémio Nacional de Arquitectura de Espanha em 1995, o Primeiro Prémio do Conselho Superior de Arquitectos de Espanha na IX Bienal Espanhola de Arquitectura e Urbanismo e o Prémio Nacional de Arquitectura e Espaço Urbano do Departamento de Cultura da Generalitat da Catalunha em 2008. Foi nomeada Honorary Fellowship do American Institute of Architects em 2011 e International Fellowship do Royal Institute of British Architects em 2013.
Em 2016 foi distinguida com o Prémio Berkeley-Rupp de Berkeley University of California, pela sua contribuição na promoção da mulher na arquitectura e o seu compromisso com a comunidade, e com a Neutra Medal for Professional Excellence da California State Polytechnic University of Pomona, em reconhecimento pela sua trajectória profissional.
O seu trabalho tem sido exposto em várias galerias, museus e universidades, incluíndo a Kunstakademie em Estugarda (1995), o Architektur-Hochschule em Aachen (1995), a University of Illinois at Urbana-Champaign (1994), a Galeria AAM em Roma (1996), a Galeria Urania em Barcelona (1996), a Eight Plan Gallery em Nova Iorque, o Museu de Arte Contemporânea de Porto Rico (1997), a Fundação COAM de Madrid (1997) e os Colégios de Arquitectos de Ibiza (1996), Valência e Galiza (1997) e o Pavilhão de Espanha na Bienal de Arquitectura de Veneza (2006).
O Centro Pompidou adquiriu as maquetes dos projectos Caixaforum Zaragoza, do Hotel Pizota no México, e da Maison de l’Algérie de Paris, e desde 2006 a maquete da Torre Cubo faz parte da colecção permanente do MOMA.
CARME PINÓS (1954- )
Carme Pinós i Desplat, nasceu em Barcelona a 23 de Junho de 1954, filha de Tomas Pinós, médico e director de Patologia Digestiva no Hospital de Sant Pau de Barcelona, que a teve com a idade de sessenta anos.
Estudou na Escola Técnica Superior de Arquitectura (ETSAB) da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), completando o curso em 1979 e onde regressou em 1981 para estudar urbanismo. Enquanto estudante, ajudou a sua mãe a dirigir a propriedade agrícola que tinham em Balaguer (Lleida).
Em 1984, após vários prémios em concursos de arquitectura, fundou um gabinete em Barcelona com o seu marido, o arquitecto Enric Miralles, que conduziram juntos até à sua separação, em 1991.
Destacam-se desta parceria os projectos para o cemitério de Igualada (1985-1994), o Centro Social de Hostalets de Balenyà, Barcelona (1986-1992), o colégio interno em Morella, Castelló (1986-1993), e as pérgolas do Passeig Nova Icària, na Vila Olímpica de Barcelona (1990-1992).
Em 1991 fundou o seu próprio gabinete Estudio Carme Pinós, onde continuou a desenvolver vários projectos iniciados na anterior parceria e que se demarca a partir de 1996, quando vence o concurso para o Passeio marítimo de Torrevieja, Alicante (1996-1999).
Entre os seus projectos mais relevantes destacam-se o Instituto de Educação Secundária La Serra, Mollerussa (2001), o Parque Ses Estacions e a Praça Espanya em Palma de Maiorca (2002), as Torres Cubo e Cubo II em Guadalajara, México (2005 e 2014), ou a Escola Primária Lluís Vives em Castelldefels, Barcelona (2006).
E mais recentemente, o edifício Departement 4 para a Vienna University of Economics and Business, Viena (2013), o Centro Cultural e de Exposições CaixaForum de Zaragoza (2014), o Crematório do Cemitério de Igualada (2016), o conjunto de intervenções em torno da Plaza de la Gardunya, incluindo esta, a Escola Massana, um edifício de apartamentos e a fachada posterior do Mercado de La Boqueria, em Barcelona (2015-em curso), e o Plano Geral do centro histórico de Saint Dizier, França (em curso), incluindo diversas intervenções em espaços públicos.
Carme Pinós concilia a sua actividade como arquitecta com o ensino. Neste campo, foi professora convidada na University of Illinois at Urbana-Champaign, E.U.A. (1994-1995), na Kunstakademie de Dusseldorf, Alemanha (1996-1997), na Columbia University de Nova Iorque, (1999), na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suiça (2001-2002), na Harvard University Graduate School of Design (2003), na Accademia di Archittetura di Mendrisio, Suiça (2005-2006), na Università di Roma Tre, Itália (2007-2008), na Università Iuav di Venezia, Itália (2016), e na Berkeley University, Estados Unidos (2018).
Foi distinguida, entre outros, com os Prémios FAD em 1987 e em 1991, com o Prémio Nacional de Arquitectura de Espanha em 1995, o Primeiro Prémio do Conselho Superior de Arquitectos de Espanha na IX Bienal Espanhola de Arquitectura e Urbanismo e o Prémio Nacional de Arquitectura e Espaço Urbano do Departamento de Cultura da Generalitat da Catalunha em 2008. Foi nomeada Honorary Fellowship do American Institute of Architects em 2011 e International Fellowship do Royal Institute of British Architects em 2013.
Em 2016 foi distinguida com o Prémio Berkeley-Rupp de Berkeley University of California, pela sua contribuição na promoção da mulher na arquitectura e o seu compromisso com a comunidade, e com a Neutra Medal for Professional Excellence da California State Polytechnic University of Pomona, em reconhecimento pela sua trajectória profissional.
O seu trabalho tem sido exposto em várias galerias, museus e universidades, incluíndo a Kunstakademie em Estugarda (1995), o Architektur-Hochschule em Aachen (1995), a University of Illinois at Urbana-Champaign (1994), a Galeria AAM em Roma (1996), a Galeria Urania em Barcelona (1996), a Eight Plan Gallery em Nova Iorque, o Museu de Arte Contemporânea de Porto Rico (1997), a Fundação COAM de Madrid (1997) e os Colégios de Arquitectos de Ibiza (1996), Valência e Galiza (1997) e o Pavilhão de Espanha na Bienal de Arquitectura de Veneza (2006).
O Centro Pompidou adquiriu as maquetes dos projectos Caixaforum Zaragoza, do Hotel Pizota no México, e da Maison de l’Algérie de Paris, e desde 2006 a maquete da Torre Cubo faz parte da colecção permanente do MOMA.
Caixa Fórum, Zaragoza |
Informações sobre os documentários aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.
Apoio:
Município de Proença-a-Nova
PROGRAMA:
14 de Dezembro, 19h00
Auditório Municipal, Proença-a-Nova
A Pirâmide do Rei Djoser em Saqqara
IMHOTEP
(2008, Stan Neumann, 26')
O Cemitério de Igualada
ENRIC MIRALLES & CARME PINÓS
(2010, Richard Copans, 26')
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