quinta-feira, 3 de outubro de 2019

PROJECTAR #79


Com a septuagésima nona sessão, a actividade PROJECTAR volta à Covilhã para uma sessão dedicada à Casa Oyler, do arquitecto austríaco-americano Richard Neutra, desta vez em parceria com A Tentadora, cowork shop gallery, onde terá lugar no próximo dia 17 de Outubro, pelas 19h00.



Realizado em 2012 por Michael Dorsey, o filme a exibir tem por título "A Casa Oyler: o Retiro no Deserto de Richard Neutra":
Em 1959, um funcionário público chamado Richard Oyler, residente na pequena povoação do deserto Lone Pine, na Califórnia, pediu ao mundialmente famoso arquitecto Richard Neutra para projectar a sua modesta casa de família. Para surpresa de Oyler, Neutra aceitou. Assim começou uma improvável amizade que levou à concepção e construção de uma icónica obra-prima moderna de meados do século XX.
Considerado o "Pai da Arquitectura Moderna da Califórnia", a revista Time Magazine publicou Richard Neutra na sua capa em 1949, classificando-o em segundo lugar apenas atrás de Frank Lloyd Wright entre os maiores arquitectos americanos. A Casa Oyler: o Retiro no Deserto de Richard Neutra investiga como Neutra criou laços de amizade com esta modesta família de uma pequena terra, e como ele foi inspirado pelo deslumbrante cenário do deserto no local, o qual Neutra comparou com a imponência do místico Deserto de Gobi.
Actualmente propriedade da actriz Kelly Lynch e do seu marido, o argumentista-produtor Mitch Glazer, a casa de estilo pilares & vigas e a sua envolvente exótica brilham através de uma maravilhosa cinematografia, e a história ganha vida através de entrevistas com Richard Oyler, Kelly Lynch, o filho de Neutra, e o muito conhecido agente imobiliário de Los Angeles Crosby Doe, que tem representado casas de alguns dos maiores arquitectos modernos da história.




Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório d'A Tentadora, cowork shop gallery, na Covilhã, que está disponível para o efeito.

Apoio:
A Tentadora, cowork shop gallery

PROGRAMA:

17 de Outubro, 19h00
A Tentadora, cowork shop gallery, Covilhã
A Casa Oyler:
o Retiro no Deserto de RICHARD NEUTRA

(2012, Michael Dorsey, 46')

Sem comentários:

Enviar um comentário