domingo, 6 de outubro de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #166



CASA NO VALE DAS ÁRVORES
MAÇÃO, VALE DAS ÁRVORES

Luís Valente Silva e Carla Figueiredo
Paralela-Arquitectos
2011

Projecto de arquitectura de uma habitação unifamiliar na Quinta do Vale das Árvores, Concelho de Mação.
O terreno está inserido num contexto rural de cultura arvense, cujo edificado envolvente caracteriza-se como sendo, construções tradicionais em pedra argamassada. Sob o pressuposto de se projectar uma casa que se identificasse com a simplicidade/riqueza do contexto rural, procurou-se um registo actual que estivesse simultaneamente atento às características morfológicas como às características volumétricas envolventes.
A proposta retoma, o lugar da antiga ruína, mantendo quer os princípios de implantação quer os de orientação, fazendo cumprir o desejo de pertencer ao lugar.
A casa desenvolve-se apenas ao nível térreo e o programa, que obedece às exigências de uma casa de campo, faz-se de forma a usufruir da vista desafogada sobre a paisagem agrícola. Procurou-se, conservar uma presença discreta mas também estabelecer uma relação directa com a paisagem através do Alpendre, permitindo a transparência e a continuidade espacial com a envolvente.
Apesar da sua estrutura marcante, procurou-se uma materialidade que fosse capaz de integrar a casa naturalmente na paisagem envolvente e assim se fundir com o terreno. Optando claramente por preservar a memória do espaço rural, foi utilizada a pedra da região na casa, nas áreas exteriores pavimentadas e nos muros de vedação que limitam a propriedade.

site: paralela-arquitectos.pt

ver mais sobre o projecto:
cargocollective.com/paralela-arquitectos
homify.com.br
homify.pt
homify.ua
paralela-arquitectos.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário