quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PROJECTAR #60

A última etapa deste ano da actividade PROJECTAR será em Proença-a-Nova, com a 60.ª edição em mais uma sessão dupla, com dois documentários que nos levam das origens da arquitectura funerária com a pirâmide de Djoser, em Saqqara, no Egipto, do primeiro arquitecto de que se conhece o nome, Imhotep, até ao muito recente cemitério de Igualada, em Espanha, dos arquitectos Enric Miralles e Carme Pinós, que faz uma reinterpretação do tema com a integração na paisagem, e terá lugar no Auditório Municipal, no dia 14 de Dezembro, pelas 19h00.



Ambos da série Architectures, o primeiro é dedicado à pirâmide do Rei Djoser, do primeiro arquitecto de que se conhece o nome, Imhotep, e foi realizado por Stan Neumann em 2008:

A pirâmide do Rei Djoser, a mais antiga pirâmide egípcia, revela sem dúvida os primeiros passos daquilo que chamamos arquitectura, como prática erudita, distinta da simples construção.

A pirâmide do Rei Djoser, a mais antiga pirâmide egípcia - foi construída 2.600 anos antes de Cristo - revela sem dúvida os primeiros passos daquilo que chamamos arquitectura, como prática erudita, distinta da simples construção.
O sítio onde se opera ruptura é um monumento funerário, onde a função simbólica toma o lugar do simples uso. A arquitectura, à sua nascença, afirma-se de imediato não como função mas como símbolo.
A trinta quilómetros a sul do Cairo, a este do vale do Nilo, Saqqara foi a necrópole de Memphis, a primeira capital do Antigo Egipto da qual não resta senão este imenso cemitério dominado pelso sessenta metros da pirâmide de degraus de Djoser.




O segundo documentário sobre o cemitério de Igualada, próximo de Barcelona, dos arquitectos Enric Miralles e Carme Pinós, foi realizado por Richard Copans em 2010:

Que fazer dos nossos mortos? Incinerá-los? Enterrá-los? Fazê-los desaparecer? Guardá-los ao alcance de uma visita? E quantos metros quadrados lhes consagrar? Estamos a 70 km de Barcelona, atrás do Montserrat, em Igualada, uma cidade de 40.000 habitantes.

Aqui, como em toda a Espanha, não se enterram os mortos. São empilhados em nichos, em jazigos sobrepostos, em alinhamentos de três ou quatro níveis. No final dos anos 1970, o cemitério de Igualada, concelho situado a cerca de sessenta quilómetros de Barcelona, estava saturado. O município toma posse de um terreno declivoso para instalar o novo cemitério. Em 1985, os arquitectos catalães Enric Miralles e Carme Pinós iniciam o estaleiro que verá sair da terra 240 jazigos, uma capela (inacabada), locais técnicos e uma sala de autópsias fundidos na paisagem.





Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Auditório Municipal de Proença-a-Nova, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Proença-a-Nova

PROGRAMA:

14 de Dezembro, 19h00
Auditório Municipal, Proença-a-Nova
A Pirâmide do Rei Djoser em Saqqara
IMHOTEP

(2008, Stan Neumann, 26')
O Cemitério de Igualada
ENRIC MIRALLES & CARME PINÓS

(2010, Richard Copans, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário