quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ARQUITECTURA AO CENTRO #22



CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA
CASTELO BRANCO, CASTELO BRANCO

Josep Lluís Mateo
Mateo Arquitectura
2013

A praça é uma superfície - uma topografia - concebida em relação ao movimento da água, seguindo padrões abstractos mas não aleatórios.
A relação entre o Centro Cultural e a Praça. O projecto apresentava o desafio de tratar de uma grande complexidade de espaços públicos e diversos problemas de tráfego urbano no centro histórico de Castelo Branco. O objectivo do Centro Cultural era transformar a parte antiga da cidade numa área central para a cultura.
A praça, projectada na primeira fase (2007), é modulada para lidar com os problemas topográficos iniciais e acomodar os diversos edifícios futuros.
O Centro Cultural, construído na segunda fase, flutua em dois apoios sobre a praça, como uma ponte, abrindo espaço na sua base para uma pista de patinagem no gelo e dando continuidade a este grande espaço público.
Descendo uma das rampas gerada pelas dobras no piso da Praça Largo da Devesa, chega-se à entrada principal do Centro Cultural Castelo Branco. Entrando, chegamos à recepção que leva à grande galeria. Este piso também abriga a área administrativa. Continuando com as variações no nível do piso, uma suave rampa leva-nos ao estacionamento que se expande sob a praça e o edifício.
Dentro do edifício, o piso térreo é apenas um espaço de transição que se liga com os pisos acima. No exterior, entretanto, este nível é a manifestação da ligação entre a praça e o Centro Cultural.
Aberturas no piso térreo permitem a entrada de luz no subsolo, criando um ambiente claro e receptivo. Nos níveis superiores estão localizados o auditório e a galeria com espaços de pé-direito duplo.
Numa das extremidades, a sala de exposições ocupa o primeiro e o segundo pavimento e conta com uma rampa que acompanha a estrutura do edifício. Deste modo, o visitante pode ter uma visão completa do espaço.
Na extremidade oposta, o auditório molda-se naturalmente à curva do edifício. O segundo pavimento conta com um espaço de uso múltiplo, localizado entre a sala de exposições e o auditório. Os pavimentos superiores oferecem maravilhosas vistas para a cidade e para o castelo. Por fim, na cobertura estão localizadas as áreas técnicas e uma grande clarabóia que ilumina a sala de exposições abaixo.

site: mateo-arquitectura.com

ver mais sobre o projecto:
adriagoula.com
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
archilovers.com
architizer.com
arqa.com
metalocus.es
miesarch.com
noticiasarquitectura.info
plataformaarquitectura.c
worldarchitecturenews.com

Sem comentários:

Enviar um comentário