sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ARQUITECTURA AO CENTRO #21



CASA EM SOBRAL DA LAGOA
ÓBIDOS, SOBRAL DA LAGOA

Ricardo Bak Gordon
Ana Durão, Luís Pedro Pinto, Nuno Matos, Walter Perdigão
Bak Gordon Arquitectos
2008

Desenvolvendo-se ao longo de uma linha de festo, paralela ao mar, a aldeia é formada por uma série de parcelas que muitas vezes têm dois acessos, como é caso do lote onde se implantou esta casa. Trata-se de um terreno com cerca de 200m2 e com uma topografia bastante acentuada e que foi adaptada aos três pisos da casa.
Por uma das ruas, onde o ambiente urbano é mais intrincado, tem-se acesso à casa propriamente dita, deixando para trás um alçado relativamente vago, onde a presença dos vãos exteriores contribui para a abstracção da escala da casa.
São estes vãos aliás, tal como os da fachada poente, que melhor caracterizam a imagem da casa, uma vez que os seus aros e portadas em madeira são pintados de cor, conferindo a cada espaço interior uma marcação cromática numa envolvente branca.
Por detrás da caixilharia de alumínio anodizado a cor é visível, tornando-se por vezes pouco óbvio qual a sua origem ou a fonte cromática.
A entrada faz-se a meio piso, reservando o superior para os quartos de dormir e o piso inferior como espaço social e acesso aos terraços e piscina, ainda num ambiente marcado maioritariamente pela presença dos telhados vermelhos das construções vizinhas.
A geometria da casa nasce da forma do terreno, mas também de uma tridimensionalidade que procura responder às volumetrias adjacentes, reservando alguns espaços de intimidade para as áreas de estadia exteriores.

site: bakgordon.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
dezeen.com
divisare.com
habitarportugal.org
leonardofinotti.com
plataformaarquitectura.cl

Sem comentários:

Enviar um comentário