segunda-feira, 10 de julho de 2017

ARQUITECTURA AO CENTRO #04



CASA DOS CUBOS
TOMAR, TOMAR

Albuquerque Goinhas, Augusto Marcelino, Cristina Mendonça, Luis Baptista, Nuno Griff, Pedro Patrício, Sofia Antunes
Embaixada Arquitectura
2003-2007

O Projecto previa a reconversão de uma infraestrutura fabril desactivada, de particular relevância social e económica no tecido urbano da cidade de Tomar, no entanto sem história nenhuma do ponto de vista arquitectónico. Situado na entrada do centro histórico o edifício foi sujeito ao longo dos tempos a sucessivas adições e alterações, encontrando-se ameaçado por alguma decadência e desajustado à utilização pretendida. Originalmente concebido como casa de armazenamento e contagem de produtos agrícolas sob forma de pagamento de rendas às ordens religiosas, foi posteriormente adaptado a edifício de escritórios, sobrevivendo aos tempos e readquirindo no âmbito do Programa Polis um novo papel na cidade: o de Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
O programa preliminar constituía-se por duas partes distintas, uma de carácter público composta por um espaço expositivo lúdico-pedagógico e outra de carácter mais reservado composta por salas de formação e por uma área destinada a receber artistas convidados pela autarquia – as residências artísticas.
No confronto com os regulamentos, a proposta mantém a sequência formal e material anterior aproveitando a construção existente na totalidade do seu perímetro exterior (classificado), sendo o interior inteiramente despojado de todo o seu “miolo”. Assim e perante a condição programática a nova construção estabelece-se como a estrutura anatómica da pré-existência. Os espaços que necessitavam de recolhimento são definidos volumetricamente surgindo claramente reconhecíveis e optimizados na sua habitabilidade, cada um com a sua atmosfera, identidade, forma, dimensão e uso. As restantes actividades inserem-se no vazio espacial do edifício existente e são caracterizadas através dos acontecimentos programáticos definidos pelos espaços encerrados.
A passagem do projecto para o concreto foi levantando questões, a proposta foi sendo afinada e apontando novos caminhos, uns mais claros outros mais tortuosos. O existente ganha uma nova leitura pelo interior, é reconfigurado e transformado num espaço hermético e unitário. Para o organismo que o contamina foi-se descobrindo e construindo uma materialidade que se pretendia também abstracta e simultaneamente expressiva, afastando-se para isso dos processos rotineiros de estandardização.

site: www.embaixada.net

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
archilovers.com
arqa.com
divisare.com
habitarportugal.org
issuu.com/fdig1

Casa dos Cubos - Embaixada from Vitor Gabriel on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário