sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #155



EDIFÍCIO CONSELHEIRO JOÃO MARTINS, ESCRITÓRIOS OUTSYSTEMS
PROENÇA-A-NOVA, PROENÇA-A-NOVA

Carlos Delgado Pinto
In'Loki
2017

O desafio foi lançado pelo município de Proença-a-Nova. Com um investimento de baixo orçamento criar o novo escritório para a Outsystems em Proença-a-Nova na linha da cultura empresarial da casa.
O objectivo centrou-se no carácter da luz dos espaços, materiais de construção e volume e no uso de uma métrica estrutural para criar uma malha robusta para o conceito proposto de um pátio interior. Os blocos Ytong foram uma solução 2 em 1 oferecendo os níveis de conforto exigidos bem como uma solução de acabamento expressiva para a imagem interior e exterior. As infra-estruturas que suportam o funcionamento da empresa (elécticas, mecânicas e redes de comunicações) foram utilizadas como um elemento expressivo no carácter dos espaços e na organização do programa.
Ao edifício de 3 pisos existente adicionámos um novo volume que contém as áreas sociais que apoiam a vida quotidiana da Outsystems. Os espaços informais são bastante importantes nas dinâmicas de grupo da empresa. Eles são ferramentas no processo criativo.
O pátio é o ponto central do cenário apoiado pela escada em espiral (a forma é inspirada no logótipo da empresa) que liga os espaços de trabalho convencionais com a área social. A planta da ampliação organiza em torno do pátio a cafetaria, o auditório informal e a sala de formação. A entrada foi localizada junto da principal rua, a Avenida do Brasil. O percurso para as áreas de trabalho obriga a atravessar as áreas sociais de modo a motivar o empenho no trabalho em equipa.
A textura do único material das fachadas (bloco Ytong), para as ruas circundantes, foi executada com uma pequena incisão na junta horizontal de cada fiada de blocos de modo a criar uma maior vibração com a incidência solar. O interior procura ligar-se com a imagem corporativa da Outsystems bem como criar um carácter para este escritório. Os materiais, cores e mobiliário foram decididos em coerência com as orientações da marca. As equipas e empregados foram desafiados a dar os seus contributos para o processo espacial. A ideia do escorrega foi uma sugestão interna que a empresa acolheu para o escritório. A Artista Vanessa Teodoro foi convidada para desenvolver um desenho mural baseado nos valores e cultura da Outsystems.

site: inloki.pt

ver mais sobre o projecto:
archello.com
archilovers.com
archiscene.net
facebook.com/pg/inloki.architecture
interiordesign.net
joaomorgado.com

Sem comentários:

Enviar um comentário