sexta-feira, 10 de maio de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #135



EDIFÍCIO PRAÇA EÇA DE QUEIROZ
LEIRIA, LEIRIA

Gonçalo Sousa Byrne
com Carla Lima Vieira, Luis Gomes, Patrícia Caldeira, Rodrigo Germano, Inês Nunes, Joana Sarmento, Miguel Pacheco, Rita Freitas, Telmo Cruz
Gonçalo Byrne Arquitectos
2012

No tecido urbano de origem e características medievais, de ruas estreitas e escassos espaços vazios, uma tipografia, abandonada há mais de cinquenta anos, desmorona-se, deixando livre um quarteirão, onde surge a possibilidade de criar um espaço público mais generoso para deixar respirar o centro histórico, densamente ocupado, mas em decadência e largamente desertificado, deixar penetrar o sol e criar diferentes ligações visuais com o casario envolvente próximo e com o icónico castelo, mais distante.
O quarteirão, redescoberto como imenso espaço vazio, é delimitado, a Poente, por uma das principais ruas da cidade medieval, a Rua Direita, que mantém ainda a sua expressão de espinha estruturante deste tecido urbano, ligando o adro da Sé e o largo do Terreiro. Quem passe nesta rua, actualmente, apercebe-se da maior luminosidade desse espaço, enquadrado pela sombra de um corpo suspenso, que acolhe uma mediateca, e uma praça, ligeiramente inclinada e elevada, que culmina no terraço de um café, que se esconde por detrás de uma fachada rectangular envidraçada.
O novo edifício, para além da praça, contém um programa do município que se insere na estratégia de reabilitação do centro histórico bastante desabitado e onde predomina uma população idosa. Uma academia sénior, com cursos e outras actividades didácticas, ocupa os três pisos a Nascente, incluindo o café e esplanada entregues à gestão daquela. Do lado da rua Direita, um salão de actividades para jovens, cuja presença interessa à regeneração desta área histórica da cidade, é acessível por uma rampa inversa à da praça, que, no entanto, prolonga o percurso por esta.

site: byrnearq.com

ver mais sobre o projecto:
joaomorgado.com

Sem comentários:

Enviar um comentário