quinta-feira, 2 de maio de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #133



ESCOLA SECUNDÁRIA DE JÁCOME RATTON
TOMAR, TOMAR

Fernando Bagulho
Atelier do Chiado
2011

A Escola Secundária Jácome Ratton está inserida no segundo período das construções escolares, correspondente a uma antiga escola industrial (inaugurada em 1958).
Como princípio geral para a remodelação, a entrada principal foi deslocada para o portão de acesso, sito na rua Professor Andrade, criando um adro escolar, e dotando o átrio com capacidade para constituir uma entrada única, funcionando como pólo distribuidor dos vários órgãos componentes da escola. A biblioteca ocupa uma posição privilegiada sobre o átrio da entrada, ligando visualmente os dois espaços.
A partir do novo átrio, a distribuição por todos os espaços letivos e de apoio é feita através de galerias cobertas, comunicando com os restantes corpos ao nível do piso térreo e por galerias exteriores ao nível do piso 1, tendo o átrio principal ligação direta com os espaços sociais e de ensino informal.
O corpo de aulas mantém as funções de núcleo de ensino formal (salas de aulas), espaços administrativos e de gestão e zonas para pessoal docente e funcionários, tendo-se procedido a uma redistribuição espacial. Ao corpo oficinal foram acrescentados os espaços laboratoriais, redimensionando e reorganizando o conjunto.
Foi criada uma nova área museológica dotada de espaço expositivo para elementos de equipamento e maquinaria pesada, que integram o espólio da escola, e para elementos leves, de natureza gráfica, que irão constituir os conteúdos das ações a divulgar. Integrando esta nova área, existe um espaço polivalente com anfiteatro, com capacidade para cerca de 200 lugares sentados.
Procedeu-se à criação de um novo corpo que integra o átrio principal, biblioteca, zonas comuns destinadas aos alunos, assim como o refeitório. Além destas funções, serve também este corpo para o necessário aumento da capacidade de espaços de ensino formal, nomeadamente no que respeita às salas de tecnologias de informação e comunicação, salas de pequenos grupos e salas de aula polivalentes.
A intervenção incluiu ainda a recuperação de toda a área livre envolvente, reinstalando a pista de atletismo e a caixa de saltos, e criando um novo espaço arborizado interno.

site: atelierchiado.pt

ver mais sobre o projecto:
issuu.com/fdig1
joaomorgado.com
laqre.com
martasassetti.com
parque-escolar.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário