sexta-feira, 15 de março de 2019

ESPALHAFITAS EM MAÇÃO

Na continuação da programação de cinema do Espalhafitas para o mês de Março, dedicada à arquitectura e à paisagem, depois das duas sessões em que foram exibidos os filmes premiados no Arquiteturas Film Festival 2018, em parceria com a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, a próxima sessão realiza-se de novo em Mação no dia 20 de Março, quarta-feira, pelas 21h30, e começa com uma conversa introdutória com o Eng.º António Louro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação.



Segue-se a projecção da curta metragem de animação Harmos, dirigido por um coletivo de crianças e jovens de Abrantes sob orientação de Ícaro Pintor e Tânia Duarte, e produzido pela Associação Palha de Abrantes e o Cineclube Espalhafitas, distinguido como melhor obra por realizadores menores de 18 anos na 42.ª edição do festival internacional Cinanima, em Espinho.
Este filme aborda a relação do Homem com a floresta, num filme em que prevalece o cinza, o preto e o branco, e que usa poucas cores. As suficientes para ‘pintar’ a floresta e a biodiversidade da região centrada em Abrantes, num filme que procurou fugir do tema dos incêndios, uma problemática que acabou por ser “incontornável” para as crianças que construíram e ‘pintaram’ a curta de animação.




A sessão completa-se com a exibição do filme Olhares Lugares, realizado por Agnès Varda e JR em 2017.
Agnès Varda, cineasta cuja visão e trabalho únicos lhe granjearam incontáveis fãs no mundo inteiro desde os anos 50 e JR, o icónico fotógrafo e muralista, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, têm mais em comum do que se possa imaginar.
Ambos partilham uma vida apaixonada pelas imagens e como são criadas, exibidas e partilhadas. Agnès escolheu explorar a sua paixão através do cinema e do documentário, enquanto JR o faz nas suas emocionantes instalações fotográficas ao ar livre.
Quando JR, um fã de longa data, encontra Agnès na sua casa na rua Daguerre, perceberam de imediato que tinham de trabalhar juntos. Olhares Lugares documenta essa viagem calorosa através da França rural e a amizade terna que se forja durante o caminho.




Apoio:
Município de Mação

PROGRAMA:

20 de Março, 21h30
Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, Mação
HARMOS
(2018, AAVV, coord. Ícaro Pintor e Tânia Duarte, 10')
OLHARES LUGARES
(2017, Agnès Varda e JR, 93')

Sem comentários:

Enviar um comentário