domingo, 3 de março de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #118



SEDE TRANSFORMA
TORRES VEDRAS, TORRES VEDRAS

Pedro Gadanho + Cristina Veríssimo e Diogo Burnay
com Rodolfo Reis, Joana Barrelas, João Falcão, Ariadna Nieto e Miguel Travesso
Pedro Gadanho + CVDB Arquitectos Associados
2014

O projecto tem como princípio a manutenção das fachadas das construções encontradas, procurando adaptar o programa aos limites interiores do existente. No corpo principal de entrada e de relação com o Largo de Santo António, será completamente retirado todo o interior que se encontra já em ruínas e propõe-se uma nova organização mais adequada às necessidades da Sede da TRANSFORMA.
Pretende-se que no futuro o edifício venha a potenciar a permanência no Largo já que é por aí que se faz o acesso ao edifício. O programa potencia ainda essa relação com a inclusão de cafetaria no piso térreo e possível esplanada no exterior.
Embora o existente apresente alguma flexibilidade de adaptação, a proposta define uma estratégia em que, na maioria dos casos, a compartimentação interior é mantida. O programa foi organizado dentro deste pressuposto e face à necessidade de respeitar um tecto orçamental rigoroso. Deixa-se clara a presença dos elementos existentes (paredes exteriores) e se trazem para habitar o espaço um conjunto de novos volumes, que como cápsulas formalizam de forma clara determinadas funções, espaços e usos. A atribuição de cor a estas cápsulas é um processo fundamental para afirmar a sua presença e o seu carácter de excepcionalidade.

site: facebook.com/pedro.gadanho
site: cvdbarquitectos.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
espacodearquitetura.com
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário