sábado, 23 de fevereiro de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #116



CENTRO ESCOLAR DE ALFERRAREDE
ABRANTES, ALFERRAREDE

Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus
com Humberto Silva, Humberto Fonseca, Pedro Canotilho, Marco Campolongo e João Esteves
Aires Mateus & Associados
2012

Os universos que frequentamos na infância tendem a perdurar nas nossas memórias. É o tempo em que nos relacionamos com a arquitectura de um modo mais livre e genuíno. Estabelecem-se apropriações e hierarquizações intuitivas dos valores da arquitectura. Interessa por isso identificar o património que é estimado por todos, e sobre o qual se podem desenhar as memórias que se construirão.
Em territórios não conformados definem-se perímetros claros: plantas de base quadrada que se adoçam umas às outras ou aparecem enquanto forma pura. A necessidade de diferentes funções nas escolas estabelecem o pretexto para espaços distintos. Cada compartimento é uma experiência autónoma com escala, proporção e identidade própria. A agregação de todos os volumes define o seu valor iconográfico exterior. No interior protegido é definido um espaço intersticial, infinito por não revelar o seu início ou fim, que é usado como recinto lúdico.
São estrturas de ausência e ocupação que mimetizam os princípios que sempre se encontraram nas pequenas aglomerações urbanas.
Escolhem-se vãos replicáveis para todas as necessidades e define-se um acabamento generalizado para todos os espaços. A criteriosa economia destes elementos faz ressaltar a diversidade dos espaços.
A intensidade deste novo universo propõe-se na serena sucessão de momentos únicos.

site: airesmateus.com

ver mais sobre o projecto:
afasiaarchzine.com
divisare.com
ultimasreportagens.com

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