sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

PROJECTAR #72


A septuagésima segunda sessão da actividade PROJECTAR terá lugar no Convento de Cristo, em Tomar, e pretende dar outra visão da obra dos arquitectos Aires Mateus, em complemento à exposição que está patente ao público nas Salas do Noviciado do Convento de Cristo até ao dia 31 de Janeiro, e terá lugar no dia 24 de Janeiro no Scriptorium do Convento de Cristo pelas 19h00.



Realizado por Henrique Pina em 2017, o filme intitula-se 'Aires Mateus: Matéria em Avesso':

'Aires Mateus: Matéria em Avesso' partiu de um trabalho de investigação dos arquitectos Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, que foi adaptado ao cinema por Henrique Pina. O filme centrou-se em oito casas da autoria dos arquitectos Aires Mateus e nas ligações que estabelecem com o território português e com o corpo humano, ligações essas que são pensadas também através da dança contemporânea e do movimento da coreógrafa e bailarina Teresa Alves da Silva e através da música original composta por Noiserv. O filme teve a sua estreia mundial em Nova Iorque, no Architecture and Design Film Festival.




Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório no Convento de Cristo, em Tomar, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Direção-Geral do Património Cultural - Convento de Cristo
Moonway Films


PROGRAMA:

24 de Janeiro, 19h00
Convento de Cristo, Tomar
AIRES MATEUS
Matéria em Avesso

(2017, Henrique Pina, 65')

Sem comentários:

Enviar um comentário