quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #105


CASA DE SÃO JOAQUIM
PENICHE, SÃO BERNARDINO

Luísa Pacheco Marques
com Milena Raposo e João Pedro Mira
Luísa Pacheco Marques, Arquitecta
2015

A Ruína existente está na origem do conceito fundamental subjacente ao projecto da nova construção. A sua forma, em planta (o quadrado – figura simbólica da perfeição terrena ou de uma harmonia de construção humana.) com uma dimensão de 10,60 m x 11,50 m, é a origem da geometria que vai gerar a nova casa.
O negativo da Ruína, o quase quadrado original, transformar-se-á num pátio e outros dois quadrados com a mesma dimensão, mas com uma ligeira rotação, devido ao seu paralelismo ao muro que delimita a propriedade a Sul/Sudeste, irão gerar e regrar, em planta, a nova construção. Os três quadrados são, ainda, subdivididos em quatro partes iguais, assim gerando uma grelha / reticula que organiza, ordena e harmoniza o todo e as partes de toda a construção.
O quadrado original, subjacente, aplica-se não só em planta como igualmente, em volume resultando na opção pela predominância das formas cúbicas.
O conceito fundamental do projecto consiste, então, em adossar, a esta pré-existência reinventada, uma nova construção a Nascente. Esta, mantendo a mesma largura da pré-existência, irá desalinhar-se, relativamente à Ruína, de forma a cumprir o afastamento de 4m ao limite posterior do lote.

site: lpm-arquitecta.com

ver mais sobre o projecto:
espacodearquitetura.com
homify.com.mx
homify.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário