quinta-feira, 26 de abril de 2018

PROJECTAR #65


A próxima etapa da actividade PROJECTAR será em Alcobaça, cuja 65.ª edição será uma vez mais uma sessão dupla, com dois documentários que nos dão a conhecer dois grandes exemplos da arquitectura religiosa do século XX, em betão, ambas em França, a igreja de Notre-Dame du Raincy, do arquitecto Auguste Perret, e o convento de la Tourette, de Le Corbusier, e terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal, no dia 10 de Maio, pelas 19h00.



Ambos da série Architectures, o primeiro é dedicado à igreja de Notre-Dame du Raincy, do arquitecto Auguste Perret, e foi realizado por Juliette Garcias em 2010:

A igreja de Notre-Dame du Raincy, a "Santa-Capela do betão".

Nos anos a seguir à Primeira Guerra Mundial, o pároco de Raincy decide construir uma nova igreja. Mas o país está arruinado e os cofres do clero estão vazios. O arquitecto Auguste Perret volta-se para o betão armado para responder ao duplo desafio da urgência e do orçamento, revolucionando assim a linguagem arquitectónica.




O segundo documentário sobre o convento de la Tourette, próximo de Lyon, do arquitecto Le Corbusier, foi realizado por Richard Copans em 2002:

O convento de la Tourette é um dos raros edifícios religiosos concebidos por Le Corbusier. Uma obra de maturidade que impressiona pela sua força, pela sua riqueza e pela sua complexidade.

Construído entre 1953 e 1960 em Eveux, perto de Lyon, o convento de la Tourette é a última grande obra de Le Corbusier em França. O convento tem de abrigar oitenta estudantes, ser ao mesmo tempo local de habitação, local de estudo e local de oração. Em vez de construir o edifício a partir do solo, Le Corbusier baixa-o a partir da linha horizontal da cobertura e vai ao encontro da encosta que ele toca "como pode". Ele constrói sobre um plano clássico um quadrilátero em torno de um pátio fechado. As celas dos monges, que dispõem cada uma de uma varanda, ocupam os dois pisos superiores. As salas de estudo e os espaços de vida comum são amplamente abertos sobre a paisagem. A igreja assume um volume à parte, um bunker de betão de proporções subtis. É o claustro que surpreende, com as suas passagens que formam uma cruz.





Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Alcobaça

PROGRAMA:

10 de Maio, 19h00
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
A Igreja de Notre-Dame du Raincy
AUGUSTE PERRET

(2010, Juliette Garcias, 26')
O Convento de La Tourette
LE CORBUSIER

(2002, Richard Copans, 25')

Sem comentários:

Enviar um comentário