quarta-feira, 25 de abril de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #67



COMPLEXO ESCOLAR DO ALVITO
ÓBIDOS, GAEIRAS

Cláudio Sat
Pedro Cancela, Gisela Ferreira, Ricardo Porfírio
Cláudio Sat, Unipessoal, lda
2010

Com uma um área coberta de 6408 m2, este complexo encontra-se localizado num terreno de alto valor paisagístico e ambiental com vista para a barragem do rio Arnóia.
Os corpos assumem as proporções de bandas paralelas dispostas no sentido Este-Oeste, facilitando uma visão da paisagem sem obstáculos, exterior e interior, onde a grande maioria dos espaços oferece uma vista panorâmica do vale do rio.
O controlo de entrada, a Sul, e o controlo do pavilhão, a Norte, definem os extremos desta tipologia, que tem o átrio de acesso como ponto equidistante dentro do conjunto e cujo largo de acesso define um espaço central e aglutinante, não só dentro do edifício, mas também para este sector do concelho de Óbidos.
Na sua envolvente agrupam-se o refeitório, o buffet e a sala polivalente e de música com um palco que pode prolongar-se num palco exterior.
No nível 1 encontramos os restantes espaços, com fácil acesso para o público através da escada do átrio principal. A Norte, a dupla pavilhão e campo de jogos conclui esta sequência e, ao mesmo tempo, relaciona as actividades do complexo com o Estádio das Gaeiras.

site: claudiosat.pt

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
espacodearquitetura.com
mdc.arq.br
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário