segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ROTEIRO DA ARQUITECTURA MODERNA


exposição
ROTEIRO DA ARQUITECTURA MODERNA
TOMAR, 1930 - 1965

Casa dos Cubos, Tomar
2 de Março a 29 de Abril



O “Roteiro da Arquitectura Moderna em Tomar” resulta de um projecto de investigação desenvolvido no Instituto Politécnico de Tomar, numa parceria protocolada com o Município de Tomar, à qual se associou a Ordem dos Arquitectos, Delegação do Centro da Secção Regional Sul.

O trabalho resultou de um estudo sobre obras de arquitectura moderna em Tomar, correspondente ao período cronologicamente balizado entre 1930 e 1965. A leitura dos objectos produzidos durante este intervalo teve em conta a sua filiação construtiva e formal, permitindo assim uma clarificação do âmbito e periodização pretendida, bem como dos mecanismos de produção subjacentes às obras.
O projecto firma-se no compromisso de analisar os edifícios sob uma perspectiva multifacetada, associando à dimensão formal e estética, os aspectos técnicos e tecnológicos – função, construção e produção - evidenciando, assim, a aliança entre arte e tecnologia que a arquitectura moderna sempre invocou.
Na mostra que se propõe incluíram-se edifícios públicos – Colégio Nuno Alvares, Tribunal da Comarca, Piscina Vasco Jacob, Quartel de Bombeiros- e de arquitectura doméstica, entre os quais se incluem moradias e prédios de habitação plurifamiliar. Os textos de enquadramento, formulados para cada um dos edifícios, são acompanhados de fotografias, actuais e de arquivo, bem como de documentos provenientes do Arquivo Municipal de Tomar e que correspondem a peças técnicas, desenhos e elementos escritos, incluídos nos processos de obra dos edifícios selecionados e em acervo de particulares.

Sem comentários:

Enviar um comentário