sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #50



CASA AR
CALDAS DA RAINHA, FOZ DO ARELHO

Alexandre Burmester
Alexandre Burmester Arquitectos Associados
2010

O terreno de 4500 m2 está localizado numa área elevada de encosta virada a oeste. A sua orientação permite usufruir de um cenário singular, com vistas panorâmicas sobre a Lagoa de Óbidos, em Caldas da Rainha.
A proposta de implantação foi determinada com base na integração do edifício na topografia local, a fim de aproveitar a luz solar e as vistas. A casa funde-se com a inclinação do terreno, assumindo-se como uma unidade composta por diversos volumes, orientados a oeste.
A construção das paredes exteriores foi executada em betão aparente, sendo também, em alguns casos, muros de contenção de terras.
Está organizada em duas partes ligadas por um corredor de circulação comum que atravessa o comprimento do volume. A primeira, com acesso ao nível superior, a segunda semienterrada, em constante comunicação com o espaço e o terreno. No nível superior encontram-se as áreas de serviços e as salas de estar e jantar. No nível inferior, estão localizados os quartos e instalações sanitárias. No exterior, os pavimentos em madeira na zona dos quartos e sala de apoio foram prolongados, fazendo a transição entre o espaço construído e o espaço exterior.

site: aburmester.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
architizer.com
architizer.com
barbosa-benigno.webnode.com
espacodearquitetura.com
plataformaarquitectura.cl

Sem comentários:

Enviar um comentário